A categoria de serviços de alimentação, que engloba bares, restaurantes, lanchonetes e food trucks, foi a que mais registrou novos negócios nos primeiros seis meses de 2022, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Foram 1.243 registros por dia útil, em média – 154.150 no total.
O baixo investimento necessário para empreender na criação de empreendimentos desta categoria é um dos motivos apontados para o resultado. “Enquanto o comércio e a indústria pedem a alocação de recursos significativos em um local, maquinário ou estoque, por exemplo, Serviços pede investimentos menores o retorno pode ser mais rápido, principalmente no segmento de alimentação. Muitas vezes, estas pessoas já realizavam a atividade informalmente e, agora, regularizaram a documentação para conquistar mais clientes na retomada das atividades pós-pandemia”, comenta o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.
O levantamento traz, ainda, as demais categorias que mais tiveram registros no período, como reparação e manutenção de prédios e instalações elétricas, serviços de higiene e embelezamento pessoal e comércio de confecções em geral. No total, entre janeiro e junho, 2.065.591 de negócios foram abertos no País.
Na análise por segmentos, serviços se destaca, representando 69,5% das novas empresas (1,4 milhão) e crescimento de 3,6% com relação ao período de janeiro a junho de 2021 – o único a apresentar alta.
Na representatividade frente ao total de companhias, o setor ficou bem acima do comércio (22,4%) e indústria (7,0%). ainda assim, o total de novas empresas apresentou queda de 0,3% com relação ao mesmo período do ano anterior, puxada principalmente pela indústria (-9,0% na análise entre janeiro e junho de 2021 e 2022) e comércio, que teve variação de -8,3%.
Ainda que os microempreendedores individuais sigam sendo a natureza jurídica mais escolhida por aqueles que desejam empreender, as sociedades limitadas registraram a maior participação no total de empreendimentos abertos no primeiro semestre de 2022. Elas representam 16,9% do montante final, maior número desde 2012, quando a representatividade foi de 17,6%.
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