A Shein lidera o ranking de preferência dos consumidores brasileiros na Black Friday 2023, de acordo com uma pesquisa realizada pela Conversion. Pela primeira vez, a plataforma chinesa conquistou 19% das menções dos entrevistados, superando a Amazon, que agora ocupa a segunda posição com 18%. O Mercado Livre encerrou o Top 3, com 16%.
O estudo foi conduzido com uma amostra de 400 brasileiros entre 18 e 54 anos que têm acesso à internet. A maioria dos participantes (54,75%) é composta por mulheres.
A pesquisa também revela as intenções de compra dos brasileiros entrevistados para a Black Friday de 2023. À medida que a data se aproxima, as expectativas indicam um aumento no faturamento em comparação ao ano anterior. De acordo com o estudo, 90,5% dos entrevistados expressaram a intenção de fazer compras nesta edição do evento varejista. Esse número representa um aumento de 8,7% em relação à porcentagem de participantes que afirmaram ter feito compras na edição de 2022.
Competição com o varejo local
A plataforma chinesa vem apresentando um crescimento entre os consumidores brasieliros, especialmente considerando a forte competição entre as plataformas asiáticas e os varejistas locais. Além disso, a participação da Shein no programa recente do governo, o Remessa Conforme, que isenta o imposto de importação para compras de até US$50, gera debates controversos. Marcas brasileiras argumentam que esse programa pode prejudicar ainda mais o varejo nacional, agravando a já existente desvantagem de preços das plataformas asiáticas.
Frente a esse contexto desafiador, empresas líderes do setor, como Magazine Luiza e Renner, estão implementando medidas para enfrentar a situação. Elas estão estabelecendo suas próprias plataformas de venda de mercadorias importadas, conhecidas como “cross border”, ou ampliando seus investimentos na aquisição de produtos do Mercosul. Essas ações têm como objetivo competir de maneira mais eficaz com as plataformas estrangeiras, adaptando-se às exigências do mercado e às alterações nas políticas governamentais.
Preferências do consumidor
A Black Friday de 2023 reflete a consolidação do comércio online entre os consumidores, mesmo com a volta das compras presenciais após a pandemia da Covid-19. De acordo com a pesquisa, 40,6% dos compradores escolherão e-commerces, 26% optarão por lojas físicas, e 25% utilizarão aplicativos para suas compras.
A maioria dos compradores está disposta a gastar entre R$1.000,01 e R$3.000,00 nessas compras.
A motivação para as compras durante a Black Friday permanece constante em comparação aos anos anteriores, com 55% dos entrevistados buscando preços baixos. Outros 13,4% consideram a data propícia para fazer compras, independentemente de outros fatores, enquanto 13% são incentivados pelas bonificações do 13º salário.
No entanto, o fator financeiro é crucial na decisão de compra, sendo o preço alto o principal impedimento para 17% dos entrevistados. Além disso, 16% mencionam o custo elevado do frete como a segunda razão para não efetuar compras. Avaliações negativas dos produtos também influenciam a decisão de compra para 15,9% dos entrevistados durante a Black Friday.
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