Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Como a digitalização da sociedade impacta a indústria de patrocínio esportivo

Redação de Redação
5 de dezembro de 2019
no Eventos, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

“A chegada de streamings de futebol no Brasil foi a mais disruptiva e revolucionária mudança para nós e chegou para ficar”, pontuou José Colagrossi, diretor-executivo do IBOPE Repucom, em sua palestra no evento Summit Sportlab. Durante a palestra, o profissional pontuou o que o empoderamento do usuário pode fazer grande diferença no consumo esportivo brasileiro, incluindo no mercado varejista do segmento.

Em dezembro, faz-se uma análise do que funcionou e do que pode melhorar em relação aos módulos de pesquisa e os esportes no mundo não fogem muito disso. No Brasil, em termos esportivos, houve: no futebol o Flamengo superou expectativas, no vôlei feminino, mostrou-se uma grande resiliência e, claro, o renascimento do basquete. Entre os aprendizados, concluiu-se que o digital é o grande veículo para o consumo.

Grandes marcas patrocinadoras já usam esse modelo para a venda. A Heineken, por exemplo, tornou-se uma das cervejas mais desejadas do mundo graças a isso. E o que causou essa revolução digital? O empoderamento do fã que, com certeza, mudou o consumo esportivo mundial.

Em uma retrospectiva, na qual a mídia formal era o rádio, a televisão, o jornal, a revista e não as mídias sociais, o máximo de reverberação que o consumidor tinha era enviar cartas para os veículos, ou seja, os consumidores eram passivos. Hoje, vivemos uma revolução política: o fã virou mídia. Ele informa, opina, protesta, critica e, com certeza, influência. Muitas decisões importantes são tomadas por meio do fã (demissão de técnicos, contratação de jogadores, entre outros).

Há um poder de escolha e de consumo. Ou seja, o mundo digital complementa o alcance dos veículos. Quando há transmissão do futebol por streaming, por exemplo, altera-se o consumo: 80% das pessoas assistiram a Champions League pelo celular ou tablet, enquanto e apenas 20% pelo computador ou televisão.

Isso aconteceu graças às infinitas possibilidades do mobile (entre as quais, aplicativos como Facebook, WhatsApp, Twitter). E, apesar da má qualidade e do valor da banda larga brasileira, os dispositivos portáteis tornam a experiência do usuário algo plural. Além disso, o fã esportivo brasileiro é conectado, jovem e vive em regiões metropolitanas com acesso à internet, o que torna tudo mais “fácil”.

Sobre os patrocinadores, é importante ressaltar que toda essa mudança é positiva, apesar de a tela pequena ser um grande desafio. O streaming chegou para ficar e, cada vez mais, esportes vão transmitir seus conteúdos por meio dele, embora não substituam a televisão (na medida que a interatividade, o engajamento e o alcance não estão presentes nas grandes telas). Torna-se necessário, porém, mudar o modelo de patrocínio esportivo, pois a visibilidade do mobile é diferente. É imprescindível modificar a estratégia pensando, também, na experiência de quem consome o conteúdo, o que é a grande chave do século XXI.

Imagem: Mateus Souto/R1

Postagem anterior

Futebol domina o mercado esportivo brasileiro, mas outras modalidades têm grande potencial de crescimento

Próxima Postagem

Facebook traz nova maneira de assistir partidas e interagir em grupos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp
Inovação

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês
Tecnologia

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan
Tecnologia

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Facebook traz nova maneira de assistir partidas e interagir em grupos

Facebook traz nova maneira de assistir partidas e interagir em grupos

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.