A rede de bijuterias, acessórios e semijoias Lebriju decidiu eliminar as vitrines para atrair as consumidoras para dentro das lojas mais facilmente. A primeira unidade com o conceito open space acaba de ser inaugurada no Jundiaí Shopping, no interior de São Paulo.
“A ideia sempre foi a de permitir que as clientes provassem as peças, tivessem acesso a elas livremente. E conseguimos isso pelo layout descomplicado das lojas, com tudo à mão e dividido por cores. Mas a vitrine era um empecilho para que as clientes entrassem nas lojas”, conta o diretor de Marketing da Lebriju, Evandro Madeira.
Agora, segundo ele, “a loja se ‘confunde’ com o corredor do shopping. “Quando a cliente se dá conta, já está lá dentro, provando os produtos. É justamente isso o que queremos: que ela perceba que temos tudo o que ela precisa, deseja e sonha.”
A ideia é testar o modelo open space em operações próprias e ajustá-lo para que seja ampliado aos franqueados. Mais duas lojas próprias com esse conceito serão inauguradas até meados de dezembro, sendo uma na capital paulista (Shopping Market Place, na zona Sul) e uma em Curitiba, no Paraná (Shopping Müller).
“Quando entendermos o comportamento do cliente nessas lojas, conseguiremos fazer os ajustes necessários para poder franqueá-las. É importante que seja assim, porque o princípio da franquia é a transferência de know-how – que já temos em toda a operação, agora queremos ter também no novo conceito”, afirma Evandro Madeira.
Pesquisa com consumidoras
Antes de realizar o rebranding, a Lebriju fez uma pesquisa com as clientes. Ao serem perguntadas sobre o que as atraía nas lojas, aquelas que são fiéis à marca responderam que gostam dos produtos, de encontrar tudo numa só loja, de poder provar os produtos e ficar à vontade. Afirmaram, ainda, que a divisão por categorias e cores facilita a escolha das peças.
As mulheres que não costumam comprar nas lojas Lebriju responderam que acham a loja “linda” – mas que não sabiam, até serem convidadas a entrar, que ela vendia produtos variados e modernos.
A pesquisa começou a ser feita em meados deste ano para o reposicionamento da marca Lebriju (antes, Le Briju, separada) e fez resultou na repaginação. A marca também adotou novas cores e um design mais clean, para que as peças se sobressaiam.
“Passaremos a dar mais destaque às peças e, por sugestão das clientes, estamos mudando até mesmo as gancheiras de exposição dos brincos, para facilitar o manuseio. Tudo foi pensado em prol do conforto das nossas clientes”, comenta o diretor de Marketing.
A Lebriju foi fundada em 2016 e tem 13 lojas e quiosques, sendo quatro deles franqueados e nove próprios. A rede está em expansão, tanto por meio de lojas próprias quanto por meio de franqueadas. É uma franqueadora associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF).
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