Estudantes brasileiros constroem de forma pioneira veículos movidos a hidrogênio

Hidrogênio não gera poluentes e pode garantir maior autonomia do que veículos elétricos

Para participar de uma competição inédita estudantes de engenharia brasileiros foram os primeiros no mundo a construir na universidade protótipos de veículos movidos a hidrogênio – um combustível limpo e que promete ter amplo uso na indústria automobilística nos próximos anos.

Os universitários contaram com o apoio de indústrias, através do patrocínio das equipes, troca de experiências técnicas, além de networking, o que acaba facilitando, depois, a entrada dos alunos no mercado de trabalho.

Construídos por oito universidades de diversas regiões do país, os veículos estudantis são do tipo Baja (protótipos off road projetados para vencer terrenos acidentados) e Fórmula (inspirados em carros de corrida).

Eles participaram da 1ª competição SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge, realizada em agosto no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA-SP).

Combustível limpo

Vale lembrar que o hidrogênio vem ganhando cada vez mais projeção na indústria automotiva, como uma alternativa de combustível que não gera poluentes e que pode garantir maior autonomia que a de veículos elétricos, por exemplo.

Diversas montadoras já começaram a lançar modelos com a tecnologia e a expectativa é que o uso do combustível limpo só cresça nos próximos anos, chegando até ao abastecimento de veículos maiores, como caminhões, navios e até aviões.

Mais preparo para o mercado de trabalho

Reconhecido mundialmente, o projeto SAE permite aos universitários aplicar na prática, durante a construção dos veículos, os conhecimentos adquiridos em sala de aula e ir muito além.

Com os desafios impostos pelos projetos, a iniciativa fortalece o preparo dos estudantes para o mercado de trabalho. Na Unicamp, os projetos Fórmula e Baja contam com a participação de cerca de 50 estudantes em cada uma das equipes, com alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, entre outras especializações.

Neste ano, a Unicamp venceu a SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge (a competição de veículos elétricos movidos a hidrogênio) e ficou em quinto lugar na prova de carros Fórmula movidos a combustão.

Na execução dos projetos, os estudantes – sempre supervisionadas por um professor – se organizam em departamentos (como se, de fato, estivessem em uma empresa), buscam patrocinadores para viabilizar seu veículo, fazem todos os testes em uma oficina montada por eles mesmos na universidade e, por fim, pilotam as máquinas.

Imagem: Reprodução

Redação

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