O Sebrae-SP e a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) renovaram o contrato de parceria por mais dois anos. Firmado inicialmente em 2021, o acordo visa fortalecer o ecossistema de startups no estado de São Paulo com foco em três áreas principais: promover a diversidade entre os empreendedores, acelerar o desenvolvimento de startups e estimular a criação de novos negócios na região.
Desde o início da parceria, o Sebrae for Startups apoiou mais de 2.500 startups em cerca de 250 cidades paulistas. Esse suporte inclui programas de ideação e pré-aceleração conduzidos pela ABStartups, que oferecem mentoria especializada e acompanhamento gratuito aos empreendedores.
Com a renovação, as instituições planejam ampliar o programa Spark, desenvolvido em parceria com universidades públicas, e fortalecer o programa Start, de pré-aceleração.
Guilherme Arradi, gerente do Sebrae for Startups, explicou: “Hoje, contamos com mais de 30 parceiros estratégicos, incluindo a ABStartups, que compartilham nossa missão de fortalecer as startups. Já investimos mais de R$ 100 milhões em iniciativas como programas, fundos de venture capital e grants. Como resultado, considerando apenas as startups aceleradas, registramos um crescimento médio de 123% em faturamento, alcançando R$ 147 milhões, além de um aumento de 70% no número de funcionários na área comercial”.
Cláudia Schulz, diretora de Programas Especiais para Comunidades e Ecossistema da ABStartups, afirmou que a colaboração com o Sebrae-SP reforça o compromisso de promover novos negócios e criar um ambiente mais inclusivo, diverso e sustentável para as startups em São Paulo.
“A renovação desta parceria com o Sebrae São Paulo representa para nós, da ABStartups, um passo essencial para a consolidação de um ecossistema cada vez mais forte e diversificado em São Paulo. Estamos comprometidos em oferecer suporte às startups, em consonância com as metas para os próximos anos. Acreditamos que a inovação exige processos sólidos e qualificados e que aprimoramos ao longo do último ano para atender com ainda mais eficácia as necessidades dos empreendedores”, afirmou.
Imagem: Shutterstock