Apesar da crise econômica que perdurou nos últimos quatro (ou cinco) anos, alguns varejistas não se abateram e foram atrás de novas maneiras de expandirem, desbravando novos formatos e usando muita criatividade. Num mundo cada vez mais omnichannel, onde os consumidores estão em plena marcha nas mudanças dos seus hábitos de consumo, os supermercadistas estão saindo na frente. Vejam alguns exemplos:
Aqui em São Paulo, diversos postos de combustíveis contam com um container da rede paulista de atacarejo Tenda Atacado para a retirada de produtos. A fórmula é simples: o cliente compra pela internet e ao invés de receber os produtos em casa, retira num dos diversos locais onde ficam os containers da marca. São diversas as vantagens – como os produtos são muitas vezes volumosos e alimentícios, muitos condomínios não possuem estrutura para receberem. Ao mesmo tempo, o consumidor pode direcionar a entrega para o local mais perto do uso. E o Tenda ganha visibilidade de sua marca nas diversas ruas e avenidas da cidade. Já são dez endereços na capital paulista.
Já o Enxuto Supermercados de Campinas desenvolveu dois formatos de negócios que atendem a diferentes perfis de consumidor. O modelo “Enxuto Aqui” foi desenvolvido em um container e colocado, em dois condomínios fechados em Campinas. Já o outro formato é o click & collect, também chamado de “Enxuto Drive”, que opera em Campinas e Rio Claro. Com os novos formatos, a rede de supermercados ampliou o potencial de vendas, tornando as lojas centros de distribuição, tratados como derivações do supermercado Enxuto.
A empresa projeta inaugurar mais cinco novas unidades para 2020, sendo uma delas em container e que funcionará somente para a retirada de produtos. Assim, além de expandir a operação com novos pontos de venda, a empresa cria relacionamento com o consumidor ao atendê-lo em diferentes momentos de compra.
Outra rede paulista, a rede Hirota Food especializada em comida pronta e conveniência, anunciou que instalará armários refrigerados próprios dentro de grandes empresas para agilizar as entregas de alimentos adquiridos na sua loja online. Ao realizarem, por exemplo, um pedido no almoço, não precisam se preocupar aonde irão armazenar o item no local de trabalho, pois a refeição terá um refrigerador próprio do Hirota. A empresa almeja instalar 100 equipamentos como estes em dois anos.
Na semana passada foi a vez do GPA anunciar também um novo modelo para as suas lojas do Minuto Pão de Açúcar. Inaugurou em plena Avenida Paulista, em São Paulo, sua primeira loja a funcionar durante 24 horas. A filial com 350m² de salão de vendas possui quatro caixas, dois self checkouts e uma loja do Pão de Açúcar Adega, com mais de mil rótulos.
A grande inovação é a estreia da tecnologia Scan&Go, em que o cliente utiliza o celular para escanear os códigos de barra dos produtos e efetuar o pagamento. Antes de sair do estabelecimento, será necessário apresentar o comprovante de pagamento a um funcionário. Então, basta colocar suas compras na sacola e pronto.
Por fim, o Carrefour também já testa o sistema Scan&Go em algumas unidades do Carrefour Express em São Paulo. O projeto faz parte do plano “Carrefour 2022”, que pretende realizar uma transformação digital em toda a rede da varejista no país. Além do app Scan & Go, o Carrefour também vai testar a tecnologia em seus postos de combustíveis, oferecendo tags RFID para fixar no veículo e realizar o pagamento automaticamente.
Pela sua pujança, o setor de supermercados é dos mais representativos no varejo nacional. Segundo dados da ABRAS, a entidade nacional do setor, em 2018 movimentou R$ 355,7 bilhões de faturamento o que resulta numa representatividade de 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB). A grande concorrência colabora para que os supermercadistas sejam dos que mais trazem inovações ao varejo brasileiro. Suas constantes novidades tornam este setor o grande propulsor das transformações tecnológicas que vem ocorrendo no mundo. Vale muito a pena acompanhar o que eles vem realizando.
* Imagem reprodução