A Hershey lança a já tradicional edição de sua plataforma HerShe, criada pela Betc Havas e que tem como principal objetivo dar visibilidade a mulheres “invisíveis” de todo o Brasil. A inspiração para a criação vem dos pronomes femininos her e she (“dela” e “ela”), presentes no nome da marca, e deu início a um movimento de empoderamento feminino e de oportunidade para destacar mulheres que buscam visibilidade para seus trabalhos.
A ação começou em 2020 com a transformação das tradicionais barras de chocolate ao leite Hershey’s em uma galeria de divulgação do trabalho de diversas artistas no Dia Internacional da Mulher, enfatizando o trabalho de mulheres na música, poesia e ilustração.
Em 2021, o projeto foi além e olhou para o sonho das mulheres, com os temas “She Dreams” e “Her Dream” (“Ela Sonha” e “O Sonho Dela”), dando espaço a mulheres talentosas em suas embalagens e com uma galeria de mais de 300 novas artistas no Instagram, música e clipe exclusivos da cantora Yzalú, que se tornou embaixadora da edição, além de capacitar mulheres com 30 horas de workshop gratuito, com o apoio da Plano Feminino, consultoria de gênero e diversidade.
“A consolidação da campanha para uma plataforma contínua representa um passo importante em torno do nosso compromisso com a equidade de gênero e o empoderamento feminino, temas que permeiam toda a nossa companhia. Nós sabemos que causas importantes como essas precisam de atitudes concretas e consistentes para que tenham a visibilidade que merecem e, então, possam gerar as mudanças positivas que queremos ver. Nosso objetivo ao promover a conexão e o apoio entre as mulheres neste movimento de sororidade é enfatizar que a força que elas precisam para continuar evoluindo está em suas mãos”, completa a gerente-geral da Hershey na América Latina, Larissa Diniz.
Indicações e homenagens
Em 2022, a inspiração está nos termos “She for Her” e “Her for She” (Dela para Ela, na livre tradução) e irá criar uma rede de indicações e homenagens entre mulheres, colocando a sororidade no centro da discussão como um movimento fundamental para o empoderamento feminino e avanço da agenda de equidade de gênero.
Com a assinatura “Mulheres apoiando o talento de mulheres. Uma barra de cada vez”, a ação contará novamente com as barras temáticas de Hershey’s Ao Leite, marca registrada da plataforma, desde que foi criada em 2020.
Estampadas com as artes de diversos talentos femininos que, dessa vez, irão representar a homenagem de uma mulher à outra, este ano elas contarão com QR Codes que serão os impulsionadores dessa rede, levando os consumidores a páginas exclusivas com informações sobre quem é a homenageada da embalagem e depoimentos delas. Dessa forma, o apoio a mulheres incríveis e o incentivo à autoexpressão, que também fazem parte dos objetivos desde o início, continuarão dando consistência à iniciativa.
Para promover ainda mais a rede de indicações, a Hershey irá utilizar a força das redes sociais e de um time de influenciadoras para disseminar o movimento e convidar o público a participar dessa corrente, que poderá indicar o trabalho de pequenas empreendedoras, artistas, cientistas, músicas, atletas, ativistas, entre outras. As homenageadas indicadas pelo público serão destacadas nas redes sociais da companhia, para que tenham ainda mais visibilidade. A edição 2022 contará também com uma landing page exclusiva que reunirá os conteúdos da da ação e disponibilizará as barras temáticas para venda ao público de todo o Brasil.
De dentro para fora
A plataforma de empoderamento feminino não será encerrada neste dia 8: ao longo ano, a Hershey deverá promover conteúdos, patrocinar podcasts e manter a conversa ativa para dar continuidade ao movimento, reforçando que a equidade de gênero está no DNA da empresa.
Pauta prioritária para a companhia também internamente, no Brasil a empresa conta com 52% de mulheres em seu quadro total de funcionários e 57% de mulheres na liderança (diretoria e gerência-geral na América Latina). Globalmente, a empresa está sob o comando de Michele Buck e conta com 48,1% de diversidade de gênero entre seus funcionários, 37,4% na liderança global e 42% no Conselho de Administração, números que deverão aumentar nos próximos anos com as metas estabelecidas pela empresa.
Para dar ainda mais força a todo o conteúdo de 2022, a rapper indígena Katu Mirim desenvolveu uma música exclusiva enaltecendo a sororidade e união entre as mulheres. A música, que tem a letra estampada em uma das seis embalagens de edição limitada, será acompanhada de um videoclipe feito 100% por talentos femininos, em cada detalhe, com links ao longo do vídeo que irão direcionar o público ao trabalho das mulheres envolvidas. O filme foi produzido pela Santería com direção de cena da We Are Magnolias (clique aqui para assistir).
Já o press kit da edição terá produtos da Ilustralle – loja da pequena empreendedora Isa que produz itens de papelaria e acessórios estilizados – e será enviado a influenciadoras que se conectam com a iniciativa. A Hershey irá engajar consumidores também em pontos de venda da rede de supermercados St. Marche e a rede internacional de free shops Dufry.
Além disso, a marca fará uma ação especial de merchandising no dia 08/03 nos programas Mais Você e Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, conhecidos pela conexão e engajamento com o público. A plataforma ainda será desdobrada internacionalmente pela Hershey com o mesmo conceito em outros países, tornando global o trabalho que se iniciou no Brasil, e irá engajar as colaboradoras da companhia no país, criando uma rede de homenagens e inspiração entre elas com um certificado para as homenageadas.
“Mais do que promover a sororidade, nós queremos mostrar que somos de fato parte desse movimento, que é tão importante para o empoderamento das mulheres. Por isso, este ano estamos trabalhando com iniciativas 360º, levando conteúdos por meio de podcasts, redes sociais, merchandising na TV, ações em ponto de venda físico, nos unindo a influenciadoras de peso e ações de endomarketing para atingir mais pessoas com as nossas mensagens e engajá-las nessa causa. Nosso objetivo é dar ainda mais consistência e expandir a conexão da marca com o público ano a ano”, conta Camila Ribeiro, head de Marketing da Hershey na América Latina.
Leões de Bronze
A HerShe já ganhou dois Leões de Bronze no festival Cannes Lions e teve desdobramento na Hershey México e Hershey Índia, depois do sucesso conquistado pelo conceito criado no Brasil. Segundo pesquisa da Kantar, as vendas do produto e o awareness da marca aumentaram.
Globalmente, para amplificar ainda mais as mensagens e impactos da plataforma HerShe, a empresa doou este ano US$ 100.000,00 à Girl Up, ONG comprometida com o avanço das habilidades, direitos e oportunidades de meninas em todo o mundo, com programas de desenvolvimento de liderança criados pela Fundação das Nações Unidas. A organização já impactou mais de 125.000 meninas em 130 países, inspirando uma geração de meninas a serem uma força pela igualdade de gênero e mudança social.
Outra parceria inovadora de marketing digital para ampliar as conquistas das mulheres nas mídias sociais é a união da Hershey com a Entreprenista, uma empresa de mídia e comunidade de membros dedicada a ajudar empresas de mulheres a serem bem-sucedidas. A Hershey destacará e celebrará empreendedoras em todo o mundo por meio de uma campanha de mídia social, na qual cinco pioneiras do Canadá, Brasil, Índia e México receberão uma bolsa de estudos para a Entreprenista League, uma comunidade de mulheres empresárias, investidoras, cofundadoras e líderes com acesso a ferramentas e soluções de negócios.
“Como uma empresa que abraça a diversidade e a igualdade, tivemos uma visão única de como podemos tornar visível o papel de mulheres esquecidas ou um tanto invisíveis que fazem uma diferença tão importante em nossa sociedade”, disse Santhi Ramesh, CMO da Hershey International. “Essas campanhas celebram as mulheres enquanto comunicam os valores de nossa marca e os valores que compartilhamos com nossos consumidores. O conteúdo gerado pelo usuário é real e autêntico e, como resultado, é capaz de romper e ressoar fortemente com os consumidores.”
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