Desmistificando o medo para inovação nas indústrias

Apesar de uma ligeira retomada no mês de janeiro de 2021, os dados ainda mostram uma grande perda do setor industrial diante do consumo no acumulado. São 17 dos 25 setores relacionados nos dados apurados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que apontaram queda no consumo nos últimos 12 meses.

Sabemos que notícias assim nos provocam medo, mas também provocam necessidade urgente e importante de movimentação por parte destas indústrias em busca de inovação. Mas o que fazer, como fazer?

Primeiro, perder o medo, afinal “É do veneno que vem a cura”.

É evidente que a busca por novas soluções que impulsionem o consumo e consequentemente as vendas não são fáceis de serem realizadas e por vezes causam medo, correto? Não! Nós, da Gouvêa Consulting, observamos o mercado constantemente e já trabalhamos com soluções de curto prazo que fazem com que estas indústrias inovem e em médio prazo alcancem melhores resultados no que se refere a vendas e a mudança de mindset dos stakeholders. Isso mesmo! Mudança de mindset!

Um bom exemplo disso é a implantação de marketplaces, que vêm se demostrando grande impulsionadores nas vendas e ajudando as empresas a pensarem diferente.

Toda mudança, se exercitada corretamente, provoca um pensamento coletivo da coragem (sem medo) em busca inovação em outras áreas, de apoio e primárias das empresas. Exercitar a criação de novos modelos de negócio, como marketplace, e-commerce, live commerce, entre outros, auxiliados por uma consultoria, fomentam novos pensamentos.

Por meio de uma consultoria especializada em varejo para implantação de um marketplace, por exemplo, a indústria será orientada sobre o que fazer, o por que fazer e como fazer de forma orientada, escalonada, rápida e sem medo, que envolva a participação dos stakeholders, motivando-os a pensar de forma ágil e mostrando-lhes as vantagens de se pensar diferente e criar algo novo que pode ser melhorado com o tempo e riscos calculados.

Segundo, planeje as etapas, suas tarefas, os responsáveis, siga o planejado com a orientação de sua consultoria e colabore para que o produto final saia do plano e se torne uma realidade.

Com a etapa do medo vencida, partimos para o planejamento da implantação. Algo que deve ser bem construído com cuidado e observando possíveis gargalos. Observe que, por exemplo, para desenvolvimento e implantação de um marketplace B2B para uma indústria, será sempre necessária a criação de regras do negócio e diretrizes claras, sempre pensando em não afetar o desempenho da cadeia de entrega de valor, que envolve diversas frentes incluindo os RCAs, por exemplo, que muitas vezes imaginam que o novo canal de vendas poderá tirar-lhes espaço de mercado. Para desmistificar esta questão junto a esta importante frente de vendas, é fundamental ter boas diretrizes e regras.

As etapas seguintes de um projeto deste tipo envolvem a estratégia de implantação, o desenvolvimento propriamente dito, testes e lançamento da nova plataforma, e cada etapa deve ter tarefas bem definidas e responsáveis capazes de executá-las evitando ao máximo atrasos para entregar aquilo que foi definido como produto pronto.

Observe que não são tarefas fáceis ou simples, porém ter como visão aquilo que será entregue e seus benefícios para a cadeia de valor trará coragem suficiente para avançar com o projeto que trará para a indústria novos insights de como, por exemplo, desenvolver novos produtos, melhorar as operações, obter conhecimento do público final ou intermediário, alcançar mercados em que os RCAs não conseguem chegar e muitos outros diante das informações que esta plataforma poderá trazer.

Em momentos de crise, temos de ter em mente a seguinte frase: “O medo que paralisa transforma-se na coragem que impulsiona.” Mudanças são necessárias e imediatas, por isso aproveite o momento invista em novos canais, seja corajoso e avance, porque “uma mente que se expande nunca volta ao tamanho original”.

Contem conosco.

Vinicius Tamassia é consultor de Negócios da Gouvêa Consulting.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Sair da versão mobile