Cerca de 21 milhões de paulistas vão comprar chocolate nesta Páscoa, mostra um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o instituto de pesquisas Offerwise e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL). O número de paulistanos dispostos a comprar alguma lembrança subiu 6,4% em comparação com a mesma data de 2022.
Para o presidente da FCDL-SP, Maurício Stainoff, destaca que o aumento ainda é um resquício do período de pandemia: “É tradicional do consumidor ir ao supermercado e vislumbrar aqueles corredores repletos de ovos de Páscoa, do chão ao teto, olhar as variedades e os preços. A exposição dos produtos aguça o desejo de compra, coisa que em época de lockdown não era possível.”
Dentro do grupo de compradores, as mulheres entre 35 e 49 anos são as mais interessadas em presentear no período, com 70,3% de intenção de compra; já os homens ficam atrás com 65%. Consumidores da classe A e B representam a maior força de consumo no período, cerca de 85%; já as classes C/D/E marcam 62,7% nas compras para a Páscoa.
Cinco produtos em média
O levantamento aponta que em média cinco produtos serão adquiridos no período, um a mais em comparação com o ano passado; metade dos entrevistados pretende comprar ovos de chocolate industrializados, cerca de 45% bombons industrializados, 43% ovos de Páscoa artesanais ou caseiros, 30% barras de chocolate industrializadas e 29% desejam bombons e barras de chocolate caseiros.
Entre as pessoas que serão mais presenteadas na Páscoa, estão os filhos (57%), as mães (39%), o cônjuge (37%) e, por último, os sobrinhos (32%). A média de valor para os presentes em chocolate deste ano é R$ 15 maior que em 2022, totalizando R$ 231 em compras.
Para as formas de pagamento, a pesquisa aponta que 75% dos consumidores pretendem pagar os chocolates à vista, com destaque para a modalidade de cartão de débito, com 42% de escolha. O Pix será utilizado por 35% das pessoas. Já 53% dos consumidores desejam parcelar as compras de Páscoa. Nesse caso, destaca-se o cartão de crédito, que deverá ser utilizado por 32% dos clientes.
“A Páscoa é um excelente momento para movimentar o varejo quase na metade do ano. Desde o pequeno ao grande produtor ou varejista deve lucrar com o período”, finaliza Maurício.
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