A Embraer informou nesta segunda-feira, 6, que Antonio Carlos Garcia renunciou ao cargo de vice-presidente executivo Financeiro (CFO) e Relações com Investidores. A saída passa a valer a partir de 6 de abril de 2026, por decisão pessoal, para que ele se dedique a novos projetos profissionais.
Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa afiram que visando assegurar a transição e a continuidade dos negócios, o Conselho de Administração elegeu Francisco Gomes Neto para ocupar interinamente as posições, acumulando-as com a função de diretor-presidente até a escolha de um novo nome para o posto.
A Embraer ressalta que a mudança não altera sua estratégia, operações ou compromissos financeiros e reafirmou confiança na continuidade do desempenho sólido, na robustez da posição financeira e na execução do plano de negócios.
No comunicado, a empresa agradeceu a Garcia pela “dedicação e relevante contribuição” desde janeiro de 2020.
Segundo a Embraer, ele teve papel “fundamental no fortalecimento da disciplina financeira, no relacionamento com o mercado e na sustentação de resultados sólidos e alinhados à estratégia de longo prazo”.
Grupo Latam
O grupo Latam vai receber as primeiras aeronaves compradas da Embraer, marcando a primeira vez na história em que a maior companhia aérea da América Latina utilizará aviões fabricados pela indústria brasileira.
Ao todo, serão incorporados 24 jatos do modelo E195-E2, que deverão reforçar as operações regionais da Latam.
O evento de entrega dos aviões ocorreu no MRO, principal centro de manutenção da companhia, em São Carlos (SP), e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, além de ministros e executivos da empresa aérea.
“Isso é um casamento há muito tempo esperado”, disse Lula ao celebrar a concretização do negócio.
Anunciado ainda no ano passado, o acordo entre Latam e Embraer tem valor de US$ 2,1 bilhões e pode ser ampliado com a aquisição de até 50 novos jatos.
Se quiser, posso também deixar ele mais “jornal hard news” (mais enxuto e direto) ou mais institucional.
Com informação do Estadão de Conteúdo (Vinícius Novais).
Imagem: Shutterstock
