Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Companhia aérea terá de pagar US$ 120 milhões por vender passagens de voos já cancelados

Valores da indenização vão de US$ 225 a US$ 450 por pessoa

Redação de Redação
6 de maio de 2024
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Companhia aérea terá de pagar US$ 120 milhões por vender passagens de voos já cancelados

A Qantas Airways fechou um acordo no valor de US$ 120 milhões com a Comissão Australiana da Concorrência e do Consumidor (ACCC, sigla em inglês) por ter vendido milhares de passagens para voos que já estavam cancelados quando do momento da venda, segundo reportagem do Guardian. A informação foi confirmada nesta segunda, 6, por meio de um anúncio da própria companhia aérea, ainda segundo o Guardian.

Após quase um ano do início dos processos judiciais, a Qantas disse no comunicado que “vai abrir um programa de indenização, projetado em US$ 20 milhões, para passageiros prejudicados, com valores que vão de US$ 225 a US$ 450 por pessoa, e uma multa de US$ 100 milhões”. O valor do acordo entre a empresa e o órgão de defesa do consumidor australiano fica atrás somente dos US$ 125 milhões pagos pelo Volkswagen, em 2019, por enganar clientes sobre emissões de diesel.

Ainda de acordo com o anúncio, a companhia aérea diz ter vendido as passagens de mais de 8 mil voos que já haviam sido cancelados de seu sistema. As falhas resultaram no desligamento de Alan Joyce do cargo de diretor executivo da empresa.

A Qantas confirmou que descobriu milhares de casos adicionais de passageiros com voos inexistentes durante o monitoramento feito para o acordo com a ACCC. A companhia concordou em pagar indenizações a mais de 86 mil clientes que, no período de 21 de maio de 2021 a 26 de agosto de 2023, reservaram ou foram reacomodados em viagens canceladas.

Em agosto do ano passado, o órgão de defesa do consumidor australiano entrou com ações federais contra a companhia aérea pelo anúncio e venda de mais de 8 mil voos cancelados há até 50 dias. Ainda de acordo com a alegação, a empresa também não teria notificado clientes de mais de 10 mil viagens vendidas em 2022 sobre os cancelamentos dos serviços contratados.

Em sua defesa, a Qantas disse que as vendas foram efetuadas pelo sistema de reserva online e que informar os clientes sobre os cancelamentos dos voos reservados causaria “incerteza e frustração” e deixaria suas linhas telefônicas sobrecarregadas por buscas de troca de voos.

Gina Cass-Gottlieb, presidente da ACCC, inicialmente queria multar a companhia aérea em pelo menos US$ 250 milhões, mais que o dobro da multa atual. Após o anúncio do acordo, ela disse estar satisfeita com o valor cobrado a Qantas por ter conseguido chegar a um consenso, reconhecimento da má conduta e um compromisso de melhoria futura.

“Se tivéssemos prosseguido e a Qantas tivesse continuado a contestar e se defender, teríamos buscado o valor pensado inicialmente”, disse Gina para o Guardian.

Como parte do acordo, a Qantas concordou em enviar notificações aos passageiros sobre cancelamento de voos em um prazo máximo de 48 horas. A companhia também se comprometeu em parar de vender passagens de voos cancelados assim que o problema em seu sistema for solucionado e avisar sobre o problema em até 24 horas aos clientes que comprarem nesse período. Os termos também se aplicam à Jetstar, sua empresa aérea de baixo custo.

Com informaçoes de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Shopping centers preveem crescimento de 4,8% nas vendas no Dia das Mães

Próxima Postagem

Google Gemini: conheça tudo sobre o concorrente do ChatGPT

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil
Economia

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Google Gemini: conheça tudo sobre o concorrente do ChatGPT

Google Gemini: conheça tudo sobre o concorrente do ChatGPT

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.