Os brasileiros estão dispostos a gastar mais do que no passado com o presente de Dias Das mães. De acordo com uma pesquisa feito pelo Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, com 1.600 pessoas, 47% dos entrevistados pretendem investir mais de R$350,00 em presentes, enquanto 24%, entre R$250 a R$350. No mesmo, em 2023, apenas 29% pretendiam gastar entre R$100 e R$200, e 24% mais de R$300.
Realizada na penúltima semana de abril, a pesquisa mostra que artigos de moda são os preferidos, de acordo com 19% dos respondentes. A seguir, a preferência é por eletrodomésticos (15%) e celulares e acessórios de telefone (13%). “Uma novidade dessa pesquisa é que 23% dos entrevistados – 1 a cada 5 – consideram esse ano a ideia de fazer um Pix para que as mães escolham o seu próprio presente”, comenta Ignácio Estivariz, vice-presidente do banco digital do Mercado Pago no Brasil.
Cartão de crédito ainda é o meio de pagamento favorito
Seguindo a tendência demonstrada em outras pesquisas, o estudo aponta que o cartão de crédito ainda é o meio de pagamento favorito dos consumidores, porém, o Pix é o que mais cresce.
“O meio de pagamento preferido para a data continua sendo o cartão de crédito, com 48%, mantendo sua liderança do ano anterior. O que chama atenção é que há aumento expressivo na intenção de uso do Pix. O meio de pagamento foi mencionado por 39% dos entrevistados, uma diferença de 27 p.p. em relação ao ano anterior. A popularidade desse meio de pagamento segue em crescimento e também está transformando a forma de presentear pela sua praticidade e segurança para transferir valores”, comenta Estivariz.
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de abril, com 1.600 usuários do Mercado Pago. A maioria dos respondentes é jovem, tem entre 18 a 29 anos (52%) e os demais, (48%) têm a partir de 30 anos ou mais.
Vendas no e-commerce deve crescer 5%
Na última semana, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estimou um aumento de 5% nas vendas eletrônicas para o Dia das Mães na comparação com 2023. A data, celebrada no próximo dia 12 maio, é uma das mais aguardadas pelo varejo digital, segundo a entidade.
O faturamento deverá totalizar R$ 7,03 bilhões entre os dias 22 de abril e 11 de maio. A projeção feita pela associação é a de que o número de pedidos alcance 14,6 milhões enquanto o gasto médio gire em torno de R$ 481 por consumidor.
No ano anterior, o faturamento foi de R$ 6,7 bilhões e o número de pedidos chegou a 14 milhões. Ainda em 2023, o ticket médio gasto pelo consumidor foi em torno de R$ 478, segundo a ABComm.
Imagem: Shutterstock