Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Intenção de consumo das famílias registra quarta queda seguida em junho

Redação de Redação
6 de julho de 2020
no Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
consumo das familias

Mesmo com a retomada gradual do comércio na cidade de São Paulo, a recuperação econômica deve ser lenta, o Índice de Consumo das Famílias (ICF) sofreu sua quarta queda consecutiva (-18,8%) – de 77,4 pontos em maio para os atuais 62,9 pontos, o menor patamar da série histórica, iniciada em 2010. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a baixa ficou em -33,4%. Considerando o período da quarentena, de março a junho de 2020, a retração do acumulado desses meses foi de -40,7%.

Todos os sete itens analisados caíram em junho, com destaque para Perspectiva Profissional (-31,7%), Perspectiva de Consumo (-27,7%) e Emprego Atual (-21%). Reflexo da crise, em razão dos desligamentos e das instabilidades, as pontuações dos indicadores ligados ao emprego estavam bem avaliados até março e agora atingiram as mínimas históricas: 55,1 pontos e 46,6 pontos, respectivamente.

Com a baixa na intenção de consumir, 93,4% das famílias não pretendem contrair crédito nos próximos três meses. Assim, o endividamento caiu de 60,5% em maio para 57,7% em junho, o que ainda significa que 2,28 milhões de famílias tem algum tipo de dívida, 111 mil a menos na comparação mensal. Com a pausa nas vendas físicas, também houve recuo na inadimplência, de 18,7% em maio para os atuais 15,6%, em abril eram 21,6%; são 617 mil famílias que não conseguiram pagar a dívida na data do vencimento, 236 mil a menos do que há dois meses.

Já com as compras online em alta, o endividamento no cartão de crédito ainda tem o maior porcentual, 69,4%; seguido do financiamento de carro 16,8%; e financiamento de casa 15,3%. Notou-se elevação na opção de crédito consignado de 5,6% em abril para 10,9% em maio, isso porque a modalidade tem taxa de juros baixa, em razão do pagamento da parcela estar atrelado ao débito no valor do salário ou da aposentadoria.

De acordo com a FecomercioSP, como as famílias já indicaram que não têm a intenção de realizar grandes compras nos próximos meses, ainda é necessário que o comerciante diminua a margem de lucro para baixar o preço final do produto, na tentativa de atrair os consumidores. Os centros comerciais populares ficaram cheios com a retomada gradual das atividades em razão da demanda que estava reprimida do período de quarentena, mas não deve se sustentar nos próximos meses. Contudo, a Federação não aconselha promoções de produtos muito procurados e com poucos itens no estoque, que possam gerar aglomerações nos estabelecimentos.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

PIX vai impactar de forma positiva o crédito ao consumo e o varejo

Próxima Postagem

Uber compra rival americana por 2,65 bilhões de dólares

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG
ESG

Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

22 de maio de 2025
Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público
Notícias

Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal
Foodservice

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

21 de maio de 2025
Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete
Logística

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR
Economia

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Uber compra de rival americana por 2,65 bilhões de dólares

Uber compra rival americana por 2,65 bilhões de dólares

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

22 de maio de 2025
Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.