Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • Retail Media
    • Serviços
    • Shopping centers
    • Supermercados
    • M&C Franchising
    • M&C Capital
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Abastecimento
    • Indústria
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Economia

Projeto Ruas SP completa 5 meses com 28 estabelecimentos aprovados

Bares e restaurantes de 89 vias podem solicitar a adesão para instalar mesas e cadeiras em vagas de estacionamento

  • de Redação
  • 5 anos atrás
Projeto Ruas SP completa 5 meses com 28 estabelecimentos aprovados

Após cinco meses do lançamento do projeto Ruas SP, 28 bares e restaurantes foram autorizados a instalar mesas e cadeiras para atendimento ao público em vagas de estacionamento, segundo o portal FoodBiz. A maior parte dos estabelecimentos aprovados está concentrada na zona leste (17) – todos na região da subprefeitura da Mooca. Há ainda seis bares e restaurantes localizados na zona oeste, na subprefeitura de Pinheiros, e outros cinco na zona sul, sendo três na subprefeitura da Vila Mariana e dois na subprefeitura de Santo Amaro.

A Prefeitura não cobrará taxa pelo uso desses espaços, porém, o custo para instalação do projeto será dos estabelecimentos. Para ajudar a viabilizar a implantação do mobiliário, foi autorizada a inserção de marcas e logotipos de patrocinadores em mesas, cadeiras e guarda-sóis utilizados, respeitando as regras da Lei Cidade Limpa. A fiscalização do uso dos espaços públicos será de responsabilidade das subprefeituras.

Como participar

Estabelecimentos de 89 vias podem solicitar a adesão ao Ruas SP. Essas vias foram autorizadas por atenderem às exigências estabelecidas na legislação, como possuir faixa de rua destinada ao estacionamento de veículos para instalação de mesas e cadeiras, não ocupar faixas exclusivas de ônibus, ciclovias ou ciclofaixas e não estar localizado em via de grande fluxo de veículos.

Os bares e restaurantes interessados em atuar dessa forma devem se inscrever no site da secretaria. Se contemplados, eles têm 180 dias para utilizar as vias públicas sem custos. Contudo, precisarão seguir algumas regras, como não ocupar a faixa livre de 1,2 metro da calçada, manter o espaçamento mínimo de dois metros entre as mesas e de um metro entre cadeiras de mesas diferentes.

A Prefeitura de São Paulo elaborou um guia ilustrado que mostra, passo a passo, como solicitar permissão.
No material, o estabelecimento interessado vai encontrar o link de acesso para preencher sua manifestação de interesse e conferir a relação de documentos exigidos para pedir a licença de uso do espaço público. Caso a rua onde estiver localizado o bar ou restaurante não esteja ainda contemplada pelo Ruas SP, o proprietário poderá indicá-la para análise da subprefeitura.

Com informações de FoodBiz

Imagem:  Edson Lopes Jr. – SECOM

 

  • Categories: Economia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoautorizaçãobaresBrasilcalçadaClientesconsumidorconsumidoresconsumocoronavírusempresasFaturamentofoodservicemercadopandemiaprefeiturarestaurantesRuas SPserviçosvendas

Conteúdo Relacionado

Sem decisão pelo Congresso, decretos que elevam responsabilidades de big techs entram em vigor

de Redação 21 de julho de 2026

Nubank, Itaú, Bradesco e BB lideram ranking de IA entre bancos da América Latina

de Redação 21 de julho de 2026

Modelo do Pix desafia controle financeiro dos EUA sobre o Brasil

de Redação 21 de julho de 2026

Em meio ao tarifaço dos EUA, Alckmin diz que exportações à Europa cresceram R$ 10 bi

de Redação 21 de julho de 2026

EUA impõem tarifas de 50% a certos produtos do Canadá por suposta discriminação comercial

de Redação 21 de julho de 2026

KFC inicia no Brasil transformação global que vai além da nova identidade visual

de Redação 21 de julho de 2026

M&C Capital | Série Vetores do Varejo: IA acelera 400% tráfego gerado para o varejo e redefine a jornada

de Daniela Bretthauer 21 de julho de 2026

Renda do trabalho substitui crédito e redesenha o varejo: 1º M&C Forecast mapeia o que esperar do 2º semestre

de Bruna Lencioni 21 de julho de 2026
Voltar ao topo

Sair da versão mobile