VR aposta em cruzamento de dados em nuvem para aprimorar experiência do consumidor

Modelo de operações faz parte de ampla estratégia voltada para dados

VR

Para incentivar o consumo em pequenos e médios comércios, a VR desenvolveu uma série de ações para dar mais liberdade de escolha e flexibilidade para os mais de 3 milhões de clientes aptos para transação dos seus serviços.

Para isso, a VR adotou as soluções do Microsoft Azure, plataforma de nuvem da Microsoft, e o Azure Databricks, responsável por analisar os dados da companhia e oferecer insights de negócios. Com o uso das tecnologias, as informações se transformam em estratégias para aperfeiçoar a experiência dos consumidores a partir do cruzamento de dados. 

Com as informações alinhadas, o aplicativo poderá sugerir compras em estabelecimentos de acordo com o perfil do consumidor — analisado a partir de seu histórico de compras. O cliente receberá notificações de estabelecimentos que costuma frequentar com frequência ou de comércios locais. 

“Dados são fundamentais em uma estratégia de negócios, principalmente em uma jornada digital. A estratégia atual da VR é ser uma empresa baseada em dados e, para extrair o potencial desse ativo valioso, estamos investindo nas ferramentas e tecnologias necessárias para essa análise”, diz Renato Teixeira, diretor-executivo de Produtos e Plataformas as a Service da VR. 

Estratégia de dados

Na jornada para se tornar uma Data Driven Company, a VR reestruturou a área de Data & Analytics, que agora conta com os núcleos: governança de dados, plataforma de dados, serviços de dados, data lab e, a partir de 2023, contará também com o núcleo de produtização de dados.

O novo modelo de operações da VR faz parte de uma ampla estratégia de dados que a companhia tem adotado. Anteriormente, a análise dos dados era feita em um computador físico, o que tornava o processo lento. Hoje, com o apoio da nuvem, a companhia conta com algoritmos que oferecem análises em menos de trinta minutos. Com a otimização, é esperado um crescimento de 10% a 15% na taxa de conversão.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile