Grupo Rão aposta em franquias multimarcas de delivery de alimentos

Empresa tem no portfólio 22 marcas, que englobam culinárias japonesa e árabe, pizzarias, hamburguerias, grills e até farmácia

O Grupo Rão, que possui um portfólio de 22 marcas que englobam culinárias japonesa e árabe, pizzarias, hamburguerias, grills e até uma farmácia, está apostando num novo modelo de negócio. Trata-se de uma conceito multimarca, que permite que o franqueado compartilhe mais de uma cozinha do Rão, no modelo de dark kitchen, em um único espaço. O grupo vai inaugurar três novas operações do tipo no Centro-Oeste, quatro no Nordeste e 25 no Sudeste nos próximos seis meses.

“Chamamos esse modelo de collab. Eu pego uma pizza, um hambúrguer e um crepe e faço no mesmo ambiente três restaurantes. A cozinha é separada, mas o despacho é o mesmo e o motoboy também. O risco do franqueado é dividido em três. Num mês em que a pizza não vai bem, tem o hambúrguer”, exemplifica Guilherme Lemos, um dos fundadores e CEO do grupo, em entrevista concedida à Mercado&Consumo durante a ABF Franchising Expo 2023.

Entre as marcas que fazem parte do portfólio Grupo Rão, estão Sushi Rão Delivery, Pizza do Rão, Najah Rão, Rão Burger e Rão Grill. Ao todo, são mais de 186 operações e aproximadamente 300 mil pedidos por mês. As unidades estão distribuídas em oito Estados, 29 cidades e dois países – além do Brasil, a empresa também tem unidades em Portugal. Atualmente, 95% das operações do Grupo Rão são franquias, com a maioria delas sendo dark kitchens voltadas para o delivery.

‘Delivery é o futuro’

A empresa tem dez anos de mercado. A primeira marca foi a Sushi Rão Delivery, criada em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, pelo irmão de Guilherme, Henrique Lemos. Desde o começo, o restaurante funcionou sem salão, com uma dark kitchen 100% focada em delivery. A venda era exclusivamente feita pelo Facebook.

“O Sushi Rão foi um fenômeno e entendemos que somos bons não apenas em vender sushi, mas em tecnologia de delivery, não importa o segmento. A pizza surgiu em 2018, e foi outro enorme sucesso”, conta Guilherme Lemos. Hoje, a empresa tem, além das dark kitchens, restaurantes com salão e uma farmácia com atendimento presencial e delivery. “Entendemos que delivery é o futuro.”

O executivo define a holding como uma foodtech. As marcas do Grupo Rão usam um aplicativo próprio, desenvolvido dentro da empresa. O app também é comercializado para outras empresas com o conceito “white label”.

As franquias têm investimento inicial de R$ 220 mil e o grupo pretende dar continuidade ao seu plano de expansão para abrir mais 55 unidades até o final de 2023. A expectativa é um aumento de 30% na receita em relação a 2022, atingindo R$ 220 milhões este ano.

Imagens: Divulgação

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

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