Há quatro anos, a Bem Brasil, indústria de batatas congeladas, passou a exportar seus produtos conquistando importantes mercados. Tal movimentação foi muito bem-vinda, com o departamento de exportação alcançando a cada ano resultados mais expressivos. E para 2024, a estimativa é de um crescimento na casa dos 20%.
Uruguai, Bolívia, Paraguai, Peru, Chile, México, Estados Unidos, Malásia e Vietnã são os países onde já é possível encontrar produtos Bem Brasil. “A exportação é uma operação complexa que requer um planejamento importante. Os resultados que colhemos hoje são fruto de uma estratégia muito bem definida. Somos uma empresa consolidada no Brasil, que atingiu essa maturidade e passou a atender outros mercados”, explica Katsumi Takano, Trade Manager da Bem Brasil.
O principal mercado de atuação da companhia está no Mercosul, com Paraguai, Bolívia e Uruguai sendo as principais praças. Isso se deve a um conjunto de fatores: o perfil dos consumidores ser semelhante aos brasileiros, as transições livres de impostos entre países do bloco e a logística facilitada pelo acesso rodoviário.
Para os países além das Américas, como Malásia e Vietnã, a qualidade e a variedade dos produtos são o grande destaque. Já nos Estados Unidos, a companhia está construindo uma estratégia agressiva para ampliar sua participação no setor de batatas congeladas.
A presença da Bem Brasil nesses países é fomentada pela ampliação do consumo de batatas congeladas pela população, tendo como uma das cartas na manga o gosto dos jovens consumidores em experimentar novos produtos. Com um portfólio de 21 produtos, tendo a batata frita como o carro chefe, no Brasil e nas exportações, a capacidade produtiva anual da Bem Brasil é de 500 mil toneladas.
Os outros produtos da marca, como os hash brown, feito com batata ralada, os dadinhos de batata com toque de queijo, os anéis de cebola, as batatas carinhas, a polenta, e o stick de queijo, estão sendo apresentados ao exterior por etapas. “O mercado internacional de batatas congeladas possui enorme potencial, temos um produto de qualidade, variedade e que atende ao gosto dos consumidores. Vamos trabalhar para gradativamente contribuir para o desenvolvimento desses novos mercados, tornando cada vez mais a marca Bem Brasil conhecida ao redor do mundo”, finaliza Takano.
Com informações de Mercado&Food
Imagem: Shutterstock