O Alibaba aproveita o movimento causado pelas Olimpíadas de Paris para criar o Alibaba Wonder Avenue, uma experiência de varejo imersiva alimentada pela Inteligência Artificial (IA).
Primeiro, os participantes compartilham seus gostos, desgostos e hobbies com um assistente de compras virtual, impulsionado pelo modelo de grande linguagem (LLM) Qwen do Alibaba Cloud. A partir dessas informações, o assistente usa geração de imagens e recursos multilíngues para criar avatares virtuais à semelhança dos usuários, que podem personalizar com maquiagem, roupas e outros elementos.
Na Alibaba Wonder Avenue, os visitantes começam respondendo a perguntas feitas pelo chatbot conversacional com tecnologia Qwen, que usa as respostas para avaliar suas preferências de estilo e criar um avatar pessoal. Em seguida, eles recebem recomendações de maquiagem e perfumes sob medida. Na última parte da exposição, os visitantes selecionam roupas para seus avatares, que são levados em um dos quatro universos paralelos criados em colaboração com artistas chineses. A experiência se conclui com uma passarela, onde os participantes podem posar para fotos ao lado de seus avatares. A vitrine recebe cerca de 2 mil visitas diárias, segundo os organizadores.
Sustentabilidade
O espaço também é ecologicamente correto. A estrutura foi construída com materiais de madeira sustentáveis e aço reciclável, seguindo sugestões da plataforma de sustentabilidade Energy Expert da Alibaba Cloud, que ajudou a minimizar o impacto ambiental da exposição.
Como parceiro olímpico mundial, o envolvimento do Alibaba em Paris 2024 é amplo. O OBS Cloud 3.0, lançado recentemente pelo Alibaba Cloud e Olympic Broadcasting Services, torna a edição de 2024 a primeira na história a usar a nuvem como principal meio de transmissão e distribuição. Além disso, o Alibaba está ajudando a medir o consumo de eletricidade nos locais olímpicos para auxiliar em futuros esforços de redução de carbono e utilizando sua tecnologia de IA para colorir e restaurar imagens de arquivo de atletas femininas desde 1900.
Com informações de Alizila.com
Imagens: Divulgação/Alibaba Group