Delivery Much, plataforma que atua no interior do País, quer atingir mil cidades

Plataforma atua no interior do País e, após receber aporte da Stone, investe em tecnologia e expansão

A plataforma de delivery Delivery Much, que atua no interior do País, viu o negócio dobrar de tamanho em 2020, em meio à pandemia. Para este ano, após receber novo aporte da Stone, a empresa projeta expandir os negócios por meio de investimento em tecnologia e ampliação dos serviços. A meta é chegar a mil municípios nos próximos anos, o que representa um crescimento de mais de 230%.

A empresa atende cidades de pequeno e médio porte, com até 200 mil habitantes, e com muitos comércios ainda não digitalizados. Oferece uma solução full service de delivery para os lojistas, que conseguem gerenciar pedidos, pagamentos e entregas. Atualmente, tem mais de 17 mil lojas cadastradas, sendo a maioria de foodservice, mas já conta com farmácias, mercados pet shops e empresas de água e gás. Para os usuários, que passam dos 3 milhões em todo o País, a ferramenta é um marketplace, que reúne em um só lugar os serviços locais.

Com o crescimento das vendas por delivery em função do distanciamento social, a Delivery Much registrou alta de 117% no valor transacionado (GMV) e crescimento de mais de 80% no número de lojas que aderiram ao aplicativo e 69% nos usuários da plataforma. O número de pedidos na plataforma também teve alta de 102%.

Franqueadora desde 2015

Fundada em 2011, a startup também atua como franqueadora desde 2015 e hoje está presente em 22 Estados. Por meio das franquias, incentiva o empreendedorismo e presta suporte para o desenvolvimento de negócios hiperlocais. “Nosso propósito é democratizar o delivery com foco nos municípios que estão longe dos grandes centros, lugares onde muitos lojistas ainda fazem a gestão dos pedidos no papelzinho. Por trabalharmos com franquias e estarmos próximos de cada lojista e empreendedor, entendemos as realidades de cada região e seus desafios para ajudar os comerciantes no desenvolvimento do seu negócio”, conta o CEO e sócio-fundador da Delivery Much, Pedro Judacheski.

Além do modelo de franquia, a empresa também possui operações próprias de atendimento e está expandindo esta frente em 2021. Para atingir a meta de mil municípios a empresa investe em tecnologia, ampliando o time de colaboradores na área de TI. Só para ter uma ideia, a Delivery Much passou de 87 funcionários em janeiro de 2020 para mais de 300 atualmente.

A empresa foi incubada no Parque Tecnológico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e cresceu no meio universitário, ganhando proporção local. A expansão começou em Santo Ângelo, Erechim e Santa Cruz, no Rio Grande do Sul, e em Cacoal, em Rondônia. Hoje já são 22 Estados contemplados.

Com o sucesso, em 2017 a startup passou pela primeira rodada de investimentos, recebendo um aporte da Novità. Mirando o crescimento e maior conexão com o ecossistema de tecnologia, mudou a sede para Florianópolis (SC) no mesmo ano, onde mantém a maioria dos colaboradores. Em 2018, recebeu um segundo aporte da Novità e de Alexander Tabor, um dos fundadores do Peixe Urbano. Em 2020 e, mais recentemente, em março deste ano, foi investida por duas vezes pela fintech Stone. Os aportes foram minoritários e os fundadores seguem com o controle acionário.

Pedro Judacheski, CEO e sócio-fundador da Delivery Much

Digitalização dos pequenos comércios

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou que 54% dos comércios brasileiros já usavam o delivery antes da pandemia, número que subiu para 66% em 2020. Já no interior, esse percentual dobrou de tamanho. Dados da Delivery Much mostram crescimento de 102% em pedidos realizados no mesmo período.

Apesar do crescimento, a realidade no interior do País é muito diferente das capitais e grandes centros. “Estamos falando de municípios com uma população abaixo de 200 mil habitantes e muitas com menos de 50 mil, onde não existe esse negócio de comprar comida pela internet. São lugares com pouco acesso a essa tecnologia e precisamos olhar de perto suas particularidades para pensar na melhor solução viável ao local”, explica o CEO.

Assim como muitos comércios não são digitalizados, os entregadores também não. “Hoje, muitos estabelecimentos contratam seus próprios entregadores e só começam a funcionar quando o profissional está em frente à loja aguardando ser demandado. No grande centro já não é assim, porque o entregador está disponível para vários comércios e pelo aplicativo ele sabe onde tem pedido pronto para entrega. Dedicamos esforços para aplicar esse modelo no interior, também”, explica Judacheski. Segundo o empresário, gerar maior possibilidade de trabalho para os entregadores, conectando-os aos lojistas é uma das propostas da Delivery Much.

Imagens: Divulgação

Redação

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