Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mais que trabalhar, novos talentos querem empresas para fazer o bem

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi de Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi
6 de setembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Mais que trabalhar, novos talentos querem empresas para fazer o bem

Não é novidade que ser uma marca com responsabilidade social faz bem tanto para o mundo, quanto para o caixa da empresa. Há inúmeras pesquisas que mostram o perfil de um consumidor mais interessado no impacto dos produtos que ele compra. Mas é importante lembrar que esse mesmo público que está comprando das marcas é o que ocupa os postos de trabalho. O mesmo critério que usam para consumir um produto, muitas vezes é a base de sua escolha na hora de aceitar um emprego. 

De acordo com o Barômetro de Confiança de 2021, da Edelman, 6 em cada 10 funcionários escolhem seu empregador com base em valores e crenças. A geração dos millennials, que é a principal força de trabalho hoje, tem forte ligação com o propósito no trabalho. Eles são altamente motivados a melhorar o mundo e isso pode superar, inclusive, a ideia de prestígio profissional ou remuneração elevada.

Por causa disso, muitas empresas têm aprofundado suas ações de impacto positivo, seja na construção de um ambiente diverso e com igualdade de oportunidades, seja escolhendo causas para apoiar de forma institucional. Cada vez mais, elas enxergam esse posicionamento como um diferencial de atração e retenção de talentos e estampam isso em seus processos seletivos, onboardings e no dia a dia da organização.

O resultado é satisfação e engajamento, como mostra a pesquisa Business Case For Purpose, da Harvard Business Review, em que 89% dos executivos disseram que um forte senso de propósito coletivo impulsiona a satisfação dos funcionários. Já na pesquisa Propósito sob pressão, de Carol Cone On Purpose, 91% dos colaboradores entrevistados afirmam que o propósito da sua empresa os faz sentir que estão no lugar certo. 

Mas, essa geração que admira as empresas com responsabilidade social também quer fazer parte desse impacto. Mais que apenas trabalhar numa empresa “do bem”, elas querem participar das causas. Entendendo isso, grandes empresas como o Grupo GPA, Ambev, C&A e B3 – só para citar algumas – têm investido em programas de voluntariado, que chamam seus colaboradores a serem parte da transformação social.

E isso faz toda a diferença. De novo, para o mundo e para a empresa. O estudo da Benevity, realizado em 2018, mostrou que a rotatividade caiu 57% entre os funcionários ligados aos esforços de doação e voluntariado das suas empresas. É que doar – seja dinheiro, objetos ou tempo – faz bem também a quem doa. Um estudo recente da professora Ashley W., da Harvard Business School, provou que o ato de doar aumenta a felicidade das pessoas e gera um efeito contagioso de “cascata de doação”.

É verdade que gerar impacto positivo, por si só, é a principal justificativa para as empresas usarem sua operação para melhorar o mundo. Mas, não há como negar que se tornar uma marca desejável para essa nova geração de talentos também é um bom motivo para começar a planejar ações estruturadas de transformação social. Quem sabe a opção “gerar impacto positivo para o mundo” não ganha um espacinho na lista de “benefícios” oferecidos pelo RH da sua empresa?

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi são cofundadores do Grupo MOL, ecossistema de negócios sociais que promove a cultura de doação.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Tania Bulhões mira expansão e investe R$ 20 milhões em primeira fábrica no Brasil

Próxima Postagem

IA: as tarefas pesadas ficam com você, ok?

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
IA: as tarefas pesadas ficam com você, ok?

IA: as tarefas pesadas ficam com você, ok?

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.