Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Black Friday

Black Friday: 67% dos consumidores dizem que as compras na data dependerão das promoções

Reclame Aqui aponta que, em comparação a 2023, houve uma redução no engajamento prévio dos consumidores

Redação de Redação
6 de setembro de 2024
no Black Friday, Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Black Friday: 67% dos consumidores dizem que as compras na data dependerão das promoções

Com a aproximação da Black Friday, uma das datas mais importantes para o varejo, que acontece no dia 29 de novembro deste ano, os consumidores já estão pesquisando e monitorando os preços e se preparando para a data. No entanto, 67% deles disseram que as compras na data dependerão das promoções e dos preços oferecidos pelas lojas, de acordo com levantamento feito pelo Reclame Aqui.

O estudo mostra uma diminuição no engajamento antecipado dos consumidores neste ano, pois apenas 27% já estão atentos aos preços. Além disso, o plano de compra de 14% dos participantes da pesquisa está menor do que no ano passado, enquanto para 10% está maior em relação a 2023.

“Os varejistas precisam despertar para o seguinte: a jornada de consumo é digital e o consumidor pesquisa opiniões o tempo todo. Diante dessa postura, agora é a hora de coletar reviews, da prova social para construir confiança e de preparar o terreno para se relacionar com transparência com esses brasileiros lá na frente”, analisa o CEO e Cofundador do Reclame Aqui, Edu Neves.

Mesmo com um menor engajamento prévio em relação ao ano passado, os consumidores já apontam onde buscarão as informações que influenciarão a decisão de compra. Os lugares mais acessados para checar sobre lojas, produtos e serviços para a Black Friday são o próprio Reclame Aqui (51%), sites oficiais das lojas (54%) e sites de buscas (59%).

O Reclame Aqui também é uma fonte importante para os consumidores quando se trata de se proteger de golpes, sendo a escolha de 79% para consultar a reputação das lojas e empresas. Ler as avaliações e comentários (reviews) de outros consumidores aparece em seguida, com 60%.

Eletrônicos e eletrodomésticos lideram as buscas

Entre as categorias de produtos que devem ser mais buscadas, o estudo do Reclame Aqui aponta:

  • Eletrônicos: 57%
  • Eletrodomésticos: 40%
  • Moda e vestuário: 38%
  • Casa e decoração: 35%
  • Beleza e saúde: 32%

Para 12% dos consumidores, a Black Friday é a oportunidade de comprar marcas que nunca compraram. De acordo com Neves, o que se desenha é um consumidor que chegará em novembro com a confiança nas marcas construída e está deixando claro que tem pesquisado a segurança das lojas. A reputação da empresa/marca (62%) será um forte influenciador na decisão de compra na Black Friday 2024, além de preço e promoções (80%).

“Percebe-se uma postura mais confiante dos consumidores, menos vigilantes ao preço e de olho em produtos de maior valor, como eletrodomésticos, eletrônicos, linha branca… o que reflete em disposição para parcelamentos de compras que antes ele tinha receio. Outro ponto observado é a volta de produtos relacionados à casa e mobília, por exemplo, que estavam em alta nos anos iniciais pós-pandemia, desapareceram do radar e voltam agora. Subiu a intenção de compra para produtos mais caros. E a compra vai ser se o preço estiver bom ou as condições mais atraentes”, destaca.

Formas de pagamento

A pesquisa também destaca que 50% dos consumidores estão dispostos a optar por parcelar as compras no cartão de crédito e 23% preferem pagar no Pix. As compras online (via sites, e-commerces, marketplaces, apps) dominam a preferência de 74% dos consumidores, enquanto as lojas físicas das grandes redes de varejo são preferidas por 31%.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Renda média dos trabalhadores tem crescimento interanual de 5,8%

Próxima Postagem

Câmara Brasileira da Economia Digital critica taxação das Big Techs

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil
Economia

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Câmara Brasileira da Economia Digital critica taxação das Big Techs

Câmara Brasileira da Economia Digital critica taxação das Big Techs

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.