Pedidos de delivery feitos das 18h às 4h aumentam 52,32% em 2024

Tendência foi influenciada pelos hábitos adquiridos na pandemia de covid-19

Os pedidos de delivery no período noturno, que vai das 18h às 4h, cresceram 52,32% em relação ao ano passado, segundo dados das plataformas de entregas desenvolvidas com a Machine, solução que facilita a criação de apps para o segmento.

Essa tendência pode ter sido influenciada pelos hábitos adquiridos na pandemia de covid-19, quando as  pessoas passaram a pedir todo tipo de produto e serviço para evitar sair de casa. Mas ela também sofre impacto na crescente flexibilidade de horários e de trabalho dos consumidores, além do aumento da oferta nos aplicativos.

“Antes, era muito comum que só se pedisse comida, o que mudou bastante nos últimos anos. Hoje você consegue receber produtos de farmácia, mercado, roupas, joias e outros, que fogem dos horários de pico comuns das refeições”, afirma Ana Carolina Cabral, P.O. do produto de Entregas da Gaudium.

A pesquisa também revelou o número de entregas por região durante o período. Em primeiro lugar está o Sudeste, com 2,1 milhões; seguido pelo Centro-Oeste, com 1,5 milhão; e, em terceiro, o Sul, com 1,1 milhão. “O trabalho mais autônomo, junto ao crescimento do home office, também afeta os horários dos usuários, que podem optar em trabalhar de noite/madrugada e pedir deliveries diversos durante o período”, destaca Ana Carolina.

Soluções para se adaptar à tendência

Além da análise da demanda, extensão de plantões e atendimento 24h, Ana Carolina sugere algumas atitudes para os negócios que lidam com serviços de entrega e querem se diferenciar da concorrência. “Os estabelecimentos podem investir em campanhas promocionais noturnas para incentivar pedidos, e estender esse tipo de ação às redes sociais e mensagens por WhatsApp”, propõe.

Para atrair motoqueiros e entregadores disponíveis durante a noite e a madrugada, Ana Carolina recomenda benefícios diferenciados, como ter parceria com borracharias e mecânicos e uma escala de pontuação, com algum tipo de bônus para os entregadores que trabalharem mais nos períodos com maior demanda.

“Os estabelecimentos e empresas de delivery devem estar sempre atentos às mudanças nos hábitos de consumo deste mercado, podendo prever mais facilmente como oferecer melhores serviços e se tornar referência em suas regiões de atuação. Isso tudo sem esquecer de dar todo o suporte necessário aos entregadores”, destaca.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist