Segundo FecomercioSP, o indicador registra alta de 1,1% no mês e cria boas perspectivas para as vendas de Natal
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do município de São Paulo atingiu 104,0 pontos em novembro, alta de 1,1% em relação aos 102,8 pontos vistos em outubro. Ainda que na comparação com o mesmo mês de 2016, quando o indicador marcava 110,3 pontos, haja uma redução de 5,7%, o fato da confiança do consumidor ter crescido pelo segundo mês consecutivo abre boas perspectivas de vendas para o Natal.
O índice é elaborado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e a escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). Os dados são coletados de cerca de 2,1 mil consumidores no município de São Paulo, com o objetivo de identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura. Os dados são segmentados por nível de renda, sexo e idade.
Segundo a assessoria econômica da Federação, as percepções médias dos consumidores registraram uma ligeira queda enquanto as expectativas voltaram a subir, itens que, somados, fizeram o índice aumentar. Na comparação anual, o ICC teve a terceira baixa consecutiva, efeito ainda da instabilidade no âmbito político nacional. Entretanto, a recuperação da renda e do emprego já dão sinais mais sólidos em seus resultados, segundo a entidade, e devem acelerar de forma mais consistente o poder de compra dos consumidores e, consequentemente, a retomada da confiança.