A varejista Fast Shop implantou um sistema de chatbot para tornar a entrega de mercadorias mais eficiente, tanto para os produtos da loja física quanto para os vendidos no e-commerce. A principal dificuldade da empresa, antes da adoção da tecnologia, era a confirmação das entregas. As tentativas eram feitas por telefone, mas nem sempre com sucesso. Assim, muitas vezes as entregas ocorriam sem a confirmação do cliente, apenas aumentando o prazo para o recebimento da mercadoria e os custos operacionais.
Agora, o consumidor é acionado por SMS e, ao clicar no link enviado por mensagem, conversa com o chatbot criado na Plataforma de Chatbots da Zenvia, empresa especializada em mensagens e chatbots. No contato, é feita a confirmação do agendamento da entrega, com agilidade, personalização e eficiência. Com isso, as conversões chegaram a 40%.
Adriano Freire, head de Operações e Alianças Estratégicas da Zenvia, acredita que esse sucesso na implantação do chatbot é resultado de uma experiência de conversação totalmente alinhada ao público da Fast Shop. “Era preciso criar uma solução de fácil interação e que tivesse como pontos fortes a rapidez e a eficiência. A melhor escolha, considerada em parceria com a Fast Shop, foi o chatbot com acionamento por SMS. Enquanto o SMS traz o envio praticamente instantâneo de mensagens e a taxa de leitura de 98% em até dois minutos, o chatbot proporciona automatização com potencial de engajamento dez vezes maior do que as tecnologias tradicionais. Além disso, o logo da Fast Shop no chat web e o nome da empresa na url mostram ao cliente que ele pode confiar no link que está acessando”, disse.
Diante da eficiência da ferramenta, outras áreas da empresa estão interessadas em implantar a tecnologia, o que deve acontecer em breve.
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