Roupas e acessórios voltaram a ocupar o primeiro lugar entre as categorias mais desejadas, de acordo com a terceira edição do Índice de Desejo de Compra da Buzzmonitor, que analisou 603.611 publicações feitas entre 1º e 30 de novembro de 2024 no Bluesky e X (antigo Twitter). A categoria de moda representou 20% dos relatos no mês, registrando um aumento de seis pontos percentuais em relação ao levantamento anterior.
O levantamento revelou que camisas foram os itens mais mencionados, correspondendo a 35% dos desejos, seguidas por vestidos (20%), calças (15%), blusas (10%) e tênis ou sapatos (8%).
Na análise por marcas, Shein liderou com 30% das menções, mantendo-se no topo pelo segundo mês consecutivo. Em seguida, apareceram Renner (22%) e C&A (18%), ambas estreantes no ranking. Zara, presente desde o início da série de estudos, ficou com 12%, e Hering completou o grupo com 6%, também marcando sua estreia.
Eletrônicos e alimentos seguem como categorias fortes
Eletrônicos, com 17% das menções, ficaram em segundo lugar das categorias mais desejadas. O Kindle foi o produto mais desejado (30%), seguido por iPhone (15%) e PlayStation 5 (12%). Já alimentos e bebidas mantiveram sua terceira posição com 12% das menções, sendo os mais citados o açaí (35%), sorvete (25%) e chocolate (15%).
A categoria de artigos para o lar voltou ao radar dos consumidores em novembro, ocupando o penúltimo lugar no top 10, após um mês de ausência. Com 3% das menções, destacaram-se itens como cadeira (16%), mesa (15%) e sofá (10%). Entre os varejistas mais mencionados na categoria, lideraram Amazon (17%), Shopee (10%), Mercado Livre (10%), Americanas (7%) e Leroy Merlin (5%).
Já os produtos pet estrearam no ranking, representando 2% das menções. A procura foi dominada por ração (85%) e itens de higiene (10%), com a Petz despontando como a marca mais citada, concentrando 48% das publicações que mencionavam marcas do segmento.
O estudo destacou que as compras de fim de ano impulsionaram o volume de relatos em novembro, que dobrou em relação a outubro. Termos como “Black Friday” e “Natal” foram citados em 4,1% das menções, reforçando a sazonalidade das intenções de compra.
Com metodologias que identificam expressões como “quero comprar” e “vou comprar”, o estudo revelou o papel da análise de dados e IA na compreensão do comportamento de consumo, consolidando insights sobre as preferências dos brasileiros e as marcas que se destacam.
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