A empresa de digital commerce VTEX registrou um aumento de 34% nas vendas efetivadas pelos seus clientes entre os dias 1 e 25 de dezembro, em relação a 2017. Tal crescimento refere-se à comparação ‘vendas mesmas lojas’, que considera os lojistas que participaram das duas últimas edições da data festiva (2017 e 2018) e que utilizam a plataforma de e-commerce. A companhia identificou um volume total transacionado de R$ 850 milhões durante o período, o que representa um aumento de 70% em relação ao ano passado – incluindo novas lojas – e mais de 1,9 milhão de pedidos válidos, alta de 55% em comparação ao ano anterior, considerando os seus quase 2.500 clientes.
Os produtos mais procurados pelos brasileiros foram das categorias de moda e acessórios (24%), que cresceram 60% em relação a 2017. Em seguida aparecem cosméticos e perfumaria (12%) e eletrodomésticos (9%). O ticket médio de compra dos consumidores cresceu 9,7%, saltando de R$ 400 para R$ 436,50.
“Mesmo com a diminuição natural do movimento no e-commerce devido à proximidade das compras de Natal com a Black Friday, que ocorreu em 23 de novembro, os números foram significativos para os varejistas, mantendo ambas as datas como as principais para o setor”, explicou o Diretor de Marketing e Novos Negócios da VTEX, Alessandro Gil. “Além disso, percebemos que muitos lojistas souberam otimizar suas estratégias omnichannel para esse ano, o que melhorou a experiência, principalmente dos consumidores que deixaram as compras para a última hora. Um bom exemplo disso é a retirada dos produtos adquiridos online em lojas físicas, que proporciona mais facilidade e agilidade”, concluiu Gil.
*Imagem reprodução