Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Novo papel transformador da loja física: a função social

Jean Rebetez de Jean Rebetez
7 de janeiro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

No último artigo que escrevi em novembro de 2019 comentei sobre o quanto a loja física mudou os seus desafios e, no entanto não tinha me dado conta que essa mudança pode ser ainda mais profunda das que imaginei até então…

Em uma de nossas últimas experiências de pôr em prática uma loja física OMNICHANNEL – onde tivemos a chance de colaborar desde a concepção até a implantação – nos deparamos com o nosso entorno, com o Brasil que também somos.

O Brasil que não tem acesso, o Brasil cheio de carências e limitações e muitas vezes esquecido no plano de negócios. Um novo persona, um novo público.

Explico-me. Deparamo-nos com hordas de crianças e adolescentes, aparentemente desamparados e muitos sem moradia fixa, utilizando os shoppings como única, talvez maneira de se distrair como uma criança moderna, com brinquedos digitais, oferecido como experiência para o nosso consumidor…

Demo-nos conta que aquela loja que criamos estava servindo – também – como um verdadeiro “playground” para elas – estes “consumidores”, onde ali podem ter acesso aos jogos, música, interações e experimentações digitais!

Como prever esse impacto? Reconheço que não previmos e a experiência é desafiadora. O que fazer? Proibir?

Nosso primeiro impulso – natural até – é buscar restringir. E vários novos dilemas se apresentaram:

Afinal de contas, e o nosso consumidor comprador?

E o público passante do corredor comercial, como reagiriam a este compartilhamento?

Há risco, na questão segurança?

É possível nos mantermos distantes dessa realidade sem nos afetarmos?

Todas essas questões foram surgindo dentro deste contexto e que nos levou a necessidade de repensar o “negócio e sua missão”, e concluímos que há também uma missão social. Segundo Nizan Guanaes, em artigo publicado no último dia do ano, ‘Folha de SP’, e intitulado: “O mundo é um jardim: Nosso desafio é ajudar a reinventar este capitalismo tão desigual”, afirma:

“Nós empresários temos que plantar empregos e sementes que transformam o mundo.”

Missão social, inclusão, transformação de mundo.

Em nossa opinião, entendemos que deveríamos incluir e não repelir. Aí está o desafio. Algumas ideias de impacto coletivo, como convidar o shopping e conjuntamente propor medidas, ações ou espaços acompanhados e monitorados que este novo público possa se divertir e aprender, compartilhar, negociar entre todos os momentos mais oportunos para que, também, possam curtir a loja sem afetar seu funcionamento e até com monitoria dos colaboradores para maior absorção de conteúdo.

Entendemos definitivamente que não estamos em uma ilha! O entorno do negócio e seus habitantes fazem parte do todo e esse todo deve ser acessível.

E um pouco mais sobre missão social, concluímos que aproximaríamos ainda mais aos valores da marca, “ser acessível a todos”!

Acredito que todos desejam um Brasil mais solidário e com oportunidades. Acompanhei várias personalidades declarando seus desejos de ano novo nas redes sociais recentemente, e assim como eles compartilho do desejo de: mais Brasil que queremos para os brasileiros. O varejo pode e deve assumir uma parte deste papel!

#VarejoInclusivo

NOTA: A GS&Consult, consultoria de negócios do grupo Gouvêa de Souza atua da Estratégia a operação.

Na consultoria adotamos o modelo “agile” de atuar e entregar nossos projetos. Através de “sprints” pré-determinados e validação com nossos clientes a cada etapa, considerando a volatilidade do mercado e novas demandas, cada projeto evolui se adequando ao mercado até a entrega final totalmente aderente as necessidades do negócio.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Em 2019, inflação para famílias de renda mais baixa fica em 4,6%

Próxima Postagem

Shoppings têm maior fluxo de visitantes em dezembro

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Shoppings têm maior fluxo de visitantes em dezembro

Shoppings têm maior fluxo de visitantes em dezembro

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.