Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Uncategorized

Empreendedorismo colaborativo

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
7 de fevereiro de 2019
no Uncategorized
Tempo de leitura: 3 minutos

Como empresas e pessoas podem contribuir para um consumo consciente e sustentável?

Sempre ouvimos que a sociedade vive de ciclos, isso se aplica à moda, à arquitetura, à indústria automobilística e mais recentemente ao comportamento dos empresários e consumidores no mundo dos negócios.

Já ouvimos bastante sobre a onda retrô que invadiu o nosso cotidiano. As pessoas buscam em referências do passado um conforto emocional que cada vez se torna escasso num mundo tecnológico, veloz e cheio de informações.

E nada mais retrô do que compartilhar, dividir, trocar objetos, serviços e até mesmo seu tempo livre. No passado distante, o que vinha da terra era compartilhado entre os produtores rurais que tinham trabalhado na lavoura, um pouco mais adiante, as pessoas pediam xícaras de açúcar aos vizinhos; quem comprava aparelhos de desejo como uma tv, juntava toda a sua redondeza para assistir a telinha; se trocavam discos, livros, enfim havia uma grande facilidade de compartilhamento.

E depois dessa fase, a posse se tornou mais e mais relevante e as pessoas para sentirem que prosperavam, precisavam comprar coisas, possuir coisas.

O que vemos hoje é um movimento de volta às origens. Com a nova geração que chega à idade economicamente ativa, algo parece ter mudado. O desejo de posse mudou para um desejo de experimentar coisas diferentes. De viver experiências únicas que podem ser proporcionadas pelas mais diferentes interações humanas. Não se busca mais o “quê” consumir, mas “por quê” consumir.

E é nesse contexto que os empresários precisam se inserir, achar uma forma de fazer sentido para essas pessoas. Por que elas irão consumir seus produtos? Ter uma visão clara de como estão sendo visto por essa faixa população mais consciente e engajada com a sustentabilidade parece ser o caminho.

Vemos hoje uma nova onda de negócios colaborativos e conscientes, dos mais diversos segmentos e que apesar de contar com o espirito de compartilhamento, não deixam de ser rentáveis, pelo contrário, ameaçam acabar com toda uma cadeia produtiva simplesmente por substituir a posse por compartilhamento e gerar recursos não apenas para um, mas para toda uma cadeia.

Aluguel de carros por horas do dia como o Zip Car nos EUA, o Airbnb para aluguel de quartos excedentes em residências de cidadãos comuns, o Uber que tanta polêmica já gerou por aqui… e mais uma infinidade de negócios que surgem como aluguel de bolsas de grife, troca de roupas, aluguel de brinquedos (qual a criança que não enjoa de um brinquedo após alguns dias de uso?), o uso do seu tempo livre pode se traduzir em moeda de troca para o uso do tempo livre de outra pessoa – a capacidade e experiência de um pode suplementar a capacidade do outro -, e até mesmo plataformas online que permitem o empréstimo de qualquer coisa que um vizinho deseje, por alguns dias, e sem custo para quem tomou emprestado.

E é graças à tecnologia que as pessoas de interesses comuns interagem e se relacionam. A tecnologia conecta o desejo de um com o desejo do outro. Se der um “match”, ótimo para todos! O que significa que nem tudo do mundo atual é um problema.

O mundo mudou, a economia colaborativa chegou para ficar, ela aproxima e dá sentido para as transações e, apesar de parecer ser uma ameaça ao capitalismo como conhecemos hoje, na verdade ela complementa e traz uma nova perspectiva de futuro para os negócios, pois além de ser rentável, é sustentável para o planeta e para os negócios.

LYANA BITTENCOURT é diretora Executiva do Grupo BITTENCOURT, empresa de consultoria especializada em desenvolvimento, expansão e gestão de redes de franquias e negócios, com soluções voltadas para a apoiar as empresas na definição das melhores estratégias para expansão da marca utilizando o sistema de franquias, na capacitação dos franqueados e na gestão da rede de franquias.

O Grupo BITTENCOURT é um associado apoiador do ICBB-Instituto Capitalismo Consciente Brasil, com o propósito de apoiar e promover a essência do movimento no âmbito do franchising e das redes de negócios e unir forças para estimular e divulgar bons exemplos empresariais.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Varejistas apostam no interior para expandir atuação

Próxima Postagem

Shopping na Inglaterra é vendido pelo preço de um apartamento

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras
Economia

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras

18 de novembro de 2024
Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro
Varejo

Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro

14 de novembro de 2024
Minha Casa Minha Vida
Economia

Minha Casa Minha Vida pode chegar a 2,3 milhões de unidades até o fim de 2026, diz ministro

14 de novembro de 2024
Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana
Economia

Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana

14 de novembro de 2024
Senado analisa projeto de lei do mercado de crédito de carbono nesta terça-feira
Economia

Com alterações, Senado aprova projeto que cria mercado regulado de carbono

14 de novembro de 2024
Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional
Uncategorized

Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional

18 de agosto de 2024
Em parceria com o governo federal, Carrefour alcança 53 mil contratados do programa Bolsa Família
Varejo

Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Casas Bahia e RD Saúde lideram ranking dos grandes do varejo

13 de agosto de 2024
Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo
Artigos

Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo

11 de agosto de 2024
Próxima Postagem
Shopping na Inglaterra é vendido pelo preço de um apartamento

Shopping na Inglaterra é vendido pelo preço de um apartamento

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.