Seis em cada dez empresas alcançaram os estágios mais avançados de maturidade digital em 2022, segundo o gMaturity, índice criado em 2019 pela gigante da internet para estimular a evolução das estratégias de marketing digital de grandes empresas. Essa é a primeira vez que o número de empresas no maior estágio de maturidade digital, o Multimomento, supera o do menor estágio, chamado de Nascente.
A plataforma de compra e venda Magalu está entre as empresas alcançaram o nível mais alto de maturidade digital. A empresa melhorou seu desempenho em dois objetivos (Vendas Online e App), nos quais a empresa alcançou nota máxima. A melhoria dos criativos usados em suas campanhas também foi uma alavanca importante de evolução da empresa no período analisado.
Com a implantação de um cronograma para evoluir em diferentes pilares de maturidade digital, a Localiza aumentou sua participação de seus canais digitais na contratação de aluguel de veículos em 10% e atingiu o estágio mais alto de maturidade digital.
A Anhanguera Educacional também foi um dos destaques da pesquisa: ao investir em estratégia de mensuração de resultados e na melhoria dos criativos de campanha, nos últimos dois anos, a empresa conseguiu reduzir em mais de 50% o custo de aquisição por aluno matriculado.
Como é feita pesquisa
Os dados desta edição analisaram sinais de mais de 100 empresas no Brasil coletadas nas plataformas de publicidade do Google entre 1º de janeiro e 16 de dezembro do ano passado. No início da análise, a maioria delas (58%) era classificada como Emergente. Em dezembro de 2022, a maior concentração de empresas ficou no nível Conectado, o segundo maior estágio de maturidade digital, o que mostra uma movimentação de grande número de empresas analisadas no gMaturity.
Segundo Rodrigo Carvalho, head de mensuração do Google Brasil e responsável pelo gMaturity, os números revelam que um maior investimento no digital e toda a transformação que isso exigiu das companhias pode ter sido uma importante alavanca para contornar os desafios impostos pelas incertezas no cenário pós-pandemia.
“Neste período de incertezas, muitas empresas apostaram em evoluir sua maturidade digital com o objetivo de se tornarem mais eficientes e gerarem maior retorno financeiro a partir de seus investimentos de marketing”, explica.
Entre as indústrias avaliadas, os setores de Mobilidade (+40 pontos porcentuais), Serviços (+37 pontos porcentuais), Bens de Consumo (+26 pontos porcentuais) e Educação (+20 pontos porcentuais) foram as que apresentaram maior evolução em maturidade digital em 2022.
Já os setores de Finanças (+12 pontos porcentuais) e Varejo (+13 pontos porcentuais), apesar do menor volume de crescimento, já vinham se destacando pelo alto patamar de maturidade alcançado em anos anteriores e seguem entre as indústrias mais bem ranqueadas pelo índice.
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