Com investimentos no mercado de retail media e no modelo cash & carry, a supermercadista Cencosud Brasil teve um aumento de 8,5% na receita líquida em 2023, com R$ 10 bilhões. Baseado no autoatendimento, o cash & carry cresceu 49%, em relação a 2022, somando 35% de participação total.
Esse crescimento foi motivado, principalmente, pela expansão do Giga e pela transição de lojas do segmento de varejo para o formato atacado. Atualmente, essa operação do grupo possui 57 lojas, distribuídas entre 11 do Giga Atacado, 36 do Bretas Atacado e 10 do Mercantil Atacado.
A companhia também aumentou sua presença no País, com a abertura de 17 lojas. A rede Prezunic, que faz parte do Cencosud, registrou um recorde de inaugurações no Rio de Janeiro, com cinco unidades.
Com estrutura compacta e focada em perecíveis e conveniência aos clientes, essas lojas exploram um novo nicho de mercado e oferecem inovações como pagamento por reconhecimento facial, terminais de autoatendimento e o Fila Zero, um serviço que combina a seleção de produtos na loja e entrega com pagamento em domicílio.
No quarto trimestre de 2023, o destaque foi para a rede Spid, que inaugurou três lojas e assinou um acordo estratégico com o iFood para assumir nove dark stores da operação iFood Express no Rio de Janeiro, dobrando sua atuação local, totalizando 19 lojas físicas e online.
A rede também investiu na experiência do cliente da rede GBarbosa, presente nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, implementando melhorias em mais de 40 lojas. A Cencosud também reinaugurou a unidade Giga Atacado Barra Funda, em São Paulo, além da conversão de oito lojas Bretas para o formato atacarejo em Goiás.
Presença digital e investimento em retail media
No ambiente digital, a Cencosud inclui a implementação da loja automatizada do Prezunic no WhatsApp e lançou a Cencosud Media Brasil, uma unidade de negócios especializada em retail media, que utiliza recursos de Inteligência Artificial (IA), analítica avançada, regionalidade e conhecimento do consumidor. A ideia é realizar ações junto aos parceiros da indústria, oferecendo suporte em suas estratégias de marketing para conectar clientes às marcas.
A empresa também lançou programas de relacionamento, como o Clube Prezunic, Clube Bretas, e o serviço de assinatura Prezunic Prime. Essas iniciativas, além de fortalecerem o CRM, proporcionam benefícios e descontos exclusivos aos clientes cadastrados.
Agenda ESG
Com foco na sustentabilidade, a Cencosud Brasil implementou medidas como a adoção de iluminação em LED e sistemas de refrigeração eficientes. Em 2023, a empresa arrecadou 53,8 toneladas de vidro e 4,7 toneladas de lâmpadas, encaminhando-as para reciclagem, e doou 250,8 toneladas de alimentos para projetos que beneficiam instituições sociais.
No pilar Pessoas, a companhia desenvolveu ações voltadas para a valorização e promoção da diversidade, com a atual composição da equipe compreendendo 50% de mulheres. Além disso, mais de 57,5% dos cargos de liderança são ocupados por colaboradores que se declaram negros e pardos.
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