Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A partir do humano!

Jean Rebetez de Jean Rebetez
7 de maio de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 3 minutos

Produtos e serviços geniais tem origem no profundo entendimento do cliente. Steve Jobs uma vez disse: “Temos que começar a partir da experiência do consumidor e retornar até tecnologia”, timeless…

Para realmente entender a experiência do seu consumidor, podemos aprender um pouco com a Amazon, que vem amplamente utilizando a metodologia “Working Backwards”.

Ao invés de começar a oferta a partir do produto tentando alcançar os consumidores, a ideia seria justamente o contrário.

Fonte: www.medium.com

Com aparentes quatro passos, a metodologia começa com um “Press Release”. Nossa sugestão seria considerar:

  • Título – Nome do produto ou serviço que o cliente irá entender
  • Subtítulo – Descrever qual é o mercado para o produto ou serviço e quais benefícios ele apresenta
  • Resumo – Faça um resumo específico e atraente sobre a oferta, assumindo que o leitor não irá além dessa informação
  • Problema – Descreva os problemas que seu produto/serviço resolverá
  • Solução – Descreva como seu produto/serviço resolverá o problema
  • Opinião – Uma opinião sobre o produto/serviço de algum formador de opinião na sua empresa
  • Como Começar – Descreva como é fácil iniciar o uso do produto/serviço
  • Uma opinião do Cliente – Capture uma opinião de um hipotético cliente sobre o produto/serviço
  • Ativação ou “Call to Action” – Resuma e mostre caminhos onde o cliente deve ir para conseguir o produto/serviço

Fonte: GS&Consult

Tudo isso deve ser muito enxuto e de fácil descrição, sem excessos. O produto ou serviço falhará quando é difícil pôr em palavras todos esses pontos descritos acima.

Essa metodologia não serve apenas para concepção de novos produtos ou serviços. Para o varejo, entendo que ela é fundamental para gerar soluções de praticamente todos os seus mecanismos. Modelos de atendimento, experiências a serem disponibilizadas, processos, formatos de loja, sortimento, tudo deveria passar por essa ótica.

Centrar no “humano” e, a partir dele, entender seu momento, desejos e anseios, para, finalmente, desenvolver o que for necessário para melhor atendê-lo.

Estamos observando o aparecimento de diversas ferramentas para compreender o comportamento de consumo das pessoas e seus padrões. Cada vez mais as ferramentas de BI – Business Inteligence, como reconhecimento facial, Google Trends, “Heat Maps” nos entregam esses comportamentos.

No entanto, elas não são capazes de entender ou expressar o gatilho de compra de uma pessoa. Conseguem identificar padrões e analisar dados de tudo isso com espantosa acuracidade, mas conhecer as carências, indulgências, sentimentos que produzam vontades, desejos e motivos não ditos – e talvez até desconhecidos das próprias pessoas – é o resultado de um profundo entendimento do seu negócio e o que ele realmente representa como solução para seu público.

Sendo assim, finalizo com um desafio! Responda às cinco perguntas que o seu negócio deveria responder sobre seu cliente:

  • Quem é o seu cliente?
  • Qual o problema ou a oportunidade dele?
  • Qual é o benefício mais importante para seu cliente?
  • Como sua organização sabe o que ele precisa ou quer?
  • Qual a experiência que seu negócio oferece?

Nota: A GS&Consult, unidade de consultoria do grupo GS&, é expert em relações de consumo, varejo Omnicanal e suas integrações estratégicas. Nossos projetos sempre têm como ponto de partida o humano e sua relação com a marca. Para saber mais, entre em contato com o nosso time, teremos um enorme prazer em ajudar!

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Lindt mira no interior e abre sua 39ª loja no Brasil

Próxima Postagem

Grupo DPSP planeja investir em regiões com poucas farmácias

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Grupo DPSP planeja investir em regiões com poucas farmácias

Grupo DPSP planeja investir em regiões com poucas farmácias

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025
Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025
Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.