21% dos compradores usam, em média, seis canais diferentes. O número é apontado pela Kantar no relatório Omnichannel Latam 2024. Os meios escolhidos dentro desse contexto são: feiras, supermercados, atacadistas, farmácias, minimercados e lojas tradicionais.
“Como este é o grupo que reúne mais latino-americanos, sugere que a maioria dos consumidores ainda prefere um número diversificado, mas gerenciável, de lojas para suprir suas necessidades”, diz Marcela Botana, Market Development Director Latam da Kantar.
Em relação ao crescimento em valor entre 2022 e 2023, se destacam os canais que apresentam uma relação melhor de custo-benefício – hábito que éconsequência da inflação. São eles: mercados de bairro e lojas de conveniência (+28%), atacadistas (+24%) e lojas de descontos (+23%).
Ainda assim, as lojas tradicionais, juntamente com os supermercados, ainda desempenham um papel importante na rotina dos latino-americanos. Um comprador usa o canal tradicional, em média, 75 vezes por ano (uma vez a cada cinco dias). Os supermercados, por sua vez, são visitados cerca de 29 vezes por ano (duas vezes por mês).
O comércio eletrônico, que já alcança 30% de penetração na América Latina, também vem registrando crescimento significativo, com quase 2 milhões de novos compradores em toda a região e aumento de 20% no valor médio das transações. Na hora da compra, os latino-americanos preferem o e-commerce não puro (site ou aplicativos de redes físicas) e o WhatsApp. Cada um contempla 12% de penetração.
Hipermercados, supermercados e lojas de descontos são principalmente para compras de reposição, enquanto os atacadistas são mais concentrados em compras para estocar. Minimercados e pontos de venda do comércio tradicional são para necessidades diárias ou urgentes.
O estudo também mostra qual categoria de produto se encaixa em qual canal. Alimentos são mais consumidos em hipermercados, saúde e beleza em farmácias, produtos de limpeza em lojas de descontos – o que representa oportunidades para a indústria.
“É válido destacar que, nos últimos dois anos, assistimos a uma fase de consolidação multicanal no ecossistema varejista latino-americano. Isto é, os compradores diminuíram o hábito de explorar novos canais e as escolhas dos meios preferenciais atingiram um ponto de estagnação – tendência que se estende até 2024”, conclui Lenita Vargas, Shopper & Retail Director da Kantar.
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