Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Latino-americanos visitam, em média, seis canais de compras

O estudo também mostra qual categoria de produto se encaixa em qual canal

Redação de Redação
7 de maio de 2024
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
canais

21% dos compradores usam, em média, seis canais diferentes. O número é apontado pela Kantar no relatório Omnichannel Latam 2024. Os meios escolhidos dentro desse contexto são: feiras, supermercados, atacadistas, farmácias, minimercados e lojas tradicionais.

“Como este é o grupo que reúne mais latino-americanos, sugere que a maioria dos consumidores ainda prefere um número diversificado, mas gerenciável, de lojas para suprir suas necessidades”, diz Marcela Botana, Market Development Director Latam da Kantar.

Em relação ao crescimento em valor entre 2022 e 2023, se destacam os canais que apresentam uma relação melhor de custo-benefício – hábito que éconsequência da inflação. São eles: mercados de bairro e lojas de conveniência (+28%), atacadistas (+24%) e lojas de descontos (+23%).

Ainda assim, as lojas tradicionais, juntamente com os supermercados, ainda desempenham um papel importante na rotina dos latino-americanos. Um comprador usa o canal tradicional, em média, 75 vezes por ano (uma vez a cada cinco dias). Os supermercados, por sua vez, são visitados cerca de 29 vezes por ano (duas vezes por mês).

O comércio eletrônico, que já alcança 30% de penetração na América Latina, também vem registrando crescimento significativo, com quase 2 milhões de novos compradores em toda a região e aumento de 20% no valor médio das transações. Na hora da compra, os latino-americanos preferem o e-commerce não puro (site ou aplicativos de redes físicas) e o WhatsApp. Cada um contempla 12% de penetração.

Hipermercados, supermercados e lojas de descontos são principalmente para compras de reposição, enquanto os atacadistas são mais concentrados em compras para estocar. Minimercados e pontos de venda do comércio tradicional são para necessidades diárias ou urgentes.

O estudo também mostra qual categoria de produto se encaixa em qual canal. Alimentos são mais consumidos em hipermercados, saúde e beleza em farmácias, produtos de limpeza em lojas de descontos – o que representa oportunidades para a indústria.

“É válido destacar que, nos últimos dois anos, assistimos a uma fase de consolidação multicanal no ecossistema varejista latino-americano. Isto é, os compradores diminuíram o hábito de explorar novos canais e as escolhas dos meios preferenciais atingiram um ponto de estagnação – tendência que se estende até 2024”, conclui Lenita Vargas, Shopper & Retail Director da Kantar.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Enchentes provocam queda de 15,7% do varejo no Rio Grande do Sul

Próxima Postagem

32ª edição do São Paulo Restaurant Week conta com mais de 70 restaurantes pet friendly

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Atacadão app
Varejo

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025
Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice
Foodservice

Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

23 de maio de 2025
OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA
Tecnologia

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita
Varejo

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil
Economia

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje
Economia

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin
Economia

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz
Economia

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
restaurantes

32ª edição do São Paulo Restaurant Week conta com mais de 70 restaurantes pet friendly

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Atacadão app

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025
Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

23 de maio de 2025
OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.