Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Consumo

Consumo de alimentos saudáveis cresce, enquanto o de bebidas alcoólicas cai

Dados são do levantamento "Mudanças e Novos Hábitos de Consumo", realizado pelo CEAM da ESPM

Redação de Redação
7 de maio de 2025
no Consumo, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Consumo de alimentos saudáveis cresce, enquanto o de bebidas alcoólicas cai

O consumidor brasileiro está cada vez mais preocupado com a alimentação. Cerca de seis em cada dez afirmam ter percebido mudanças no consumo de alimentos saudáveis nos últimos anos, enquanto o consumo de alimentos industrializados e bebidas alcoólicas apresentou queda — 16% e 7%, respectivamente, afirmaram que pretendem parar de consumir esses produtos nos próximos anos.

Os dados são do levantamento “Mudanças e novos hábitos de consumo”, realizado pelo Centro de Estudos Aplicados de Marketing (CEAM), da ESPM, que considerou fatores externos como a digitalização e o estilo de vida. O objetivo é entender quais categorias de produtos e serviços têm sido mais impactadas por essas mudanças e identificar os novos hábitos dos brasileiros.

“Com o levantamento, buscamos observar as tendências de consumo, além de avaliar quais itens foram deixados de lado e quais passaram a ser mais consumidos”, diz Evandro Luiz Lopes, diretor acadêmico de pesquisa e Pós Stricto da ESPM.

Entre os produtos que os entrevistados não consumiam anteriormente e passaram a consumir, os naturais e saudáveis foram citados por 16% dos participantes. Já suplementos, cosméticos e produtos para pets registraram 5% cada. A pesquisa foi realizada com 400 pessoas entre março e abril de 2025.

Para quase 60% dos entrevistados, as redes sociais são importantes no processo de compra. No entanto, ao serem questionados sobre a influência dos criadores de conteúdo, quase 50% disseram não considerar os influenciadores digitais relevantes na hora de se informar sobre produtos e serviços. Ainda assim, 40% admitiram já ter comprado algum item indicado por eles em algum momento.

Quanto às formas de pagamento mais utilizadas, o cartão de crédito lidera, sendo a preferência de 46,5% dos consumidores. Em segundo lugar aparece o Pix, com 38,8%. O cartão de débito é preferido por 8,8%, e o dinheiro, por 6%.

Quando questionados sobre a destinação do orçamento anual, os entrevistados indicaram uma divisão equilibrada entre gastos pessoais e com outras pessoas. Cerca de 40,5% afirmaram destinar entre 50% e 69% do orçamento para si mesmos, enquanto 40% afirmaram gastar esse mesmo percentual com outras pessoas. Os principais beneficiários desses gastos são os cônjuges (50,5%), seguidos por pais (26%) e irmãos (17,3%), reforçando a priorização do núcleo familiar.

Imagem: Envato

Postagem anterior

JBS investe R$ 216 milhões em quatro unidades da Seara em SC

Próxima Postagem

Pague Menos Ads completa um ano com mais de 150 campanhas e prometendo expansão em retail media

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas
Economia

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude
Economia

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee
Economia

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio
Economia

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio
Shopping centers

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
Pague Menos Ads completa um ano com mais de 150 campanhas e prometendo expansão em retail media

Pague Menos Ads completa um ano com mais de 150 campanhas e prometendo expansão em retail media

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.