Vendas de veículos sobem 27% na passagem de abril para maio, mostra Anfavea

De acordo com dados da associação, a produção e as exportações de veículos também subiram

veículos

No melhor resultado desde o início do ano, as vendas de veículos subiram 27% na passagem de abril para maio, chegando a 187,1 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

O resultado, com leve queda de 0,9%, ficou próximo do total vendido no mesmo período do ano passado, segundo balanço divulgado nesta terça-feira, 7, pela Anfavea, a associação que representa as montadoras.

Com isso, o recuo das vendas no acumulado dos cinco primeiros meses do ano ficou em 17%, num total de 740 mil unidades.

Produção

As montadoras fecharam o mês passado com crescimento de 10,7% da produção sobre abril, chegando a 205,9 mil veículos fabricados, o melhor resultado do ano. O número também foi divulgado nesta terça-feira, 7, pela Anfavea, e mostra que o setor segue reagindo apesar dos gargalos de produção, sendo a falta de componentes eletrônicos o principal deles.

Na comparação com maio de 2021, houve alta de 6,8% na produção de veículos, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

Foi a primeira vez do ano em que a produção subiu no comparativo com 2021.

No acumulado do ano, período no qual 888,1 mil veículos foram montados no Brasil, o setor seguiu no vermelho, com queda de 9,5% contra os cinco primeiros meses de 2021.

Exportações

As exportações das montadoras, que têm a Argentina como principal destino, subiram 24,6% em maio ante igual período de 2021. Na comparação com abril, as exportações do mês passado – um total de 46,1 mil veículos – tiveram alta de 2,8%.

Com isso, os embarques chegam a 198,9 mil unidades no total desde o início do ano, 19,4% a mais do que nos cinco primeiros meses de 2021.

O balanço foi divulgado pela Anfavea, que mostrou também que as montadoras de veículos abriram 97 vagas de trabalho em maio, empregando no fim do mês 101,8 mil pessoas.

Com informações de Estadão Conteúdo: (Eduardo Laguna)

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile