Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

NRA 2024: inovações e desafios no foodservice – insights para o Brasil

Karen Cavalcanti de Karen Cavalcanti
7 de junho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

No período de 18 a 21 de maio, tive a oportunidade de visitar, com a delegação da Gouvêa Foodservice, a National Restaurant Association (NRA) Show, um dos eventos mais importantes do setor, realizado em Chicago, nos Estados Unidos.

Esta experiência foi extremamente enriquecedora, especialmente pelo time que nos acompanhou, que trouxe trocas incríveis, além de poder ver de perto diversas inovações tecnológica aplicada à operação dos restaurantes e tendências alimentares, muito bem apontadas pela Cristina Souza neste artigo.

Inovações tecnológicas em destaque

Chamou muito a atenção na NRA 2024 o avanço na aplicação de tecnologia para otimizar as operações dos restaurantes. Vimos de perto a utilização da robótica para diversas funções, desde a preparação de alimentos até o serviço ao cliente.

Máquinas que realizam tarefas repetitivas, como cortar vegetais ou preparar coquetéis, assar hamburgers, fritar, preparar saladas estavam entre as demonstrações mais impressionantes. Estas inovações prometem reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência, liberando os funcionários para se concentrarem em tarefas mais complexas e no atendimento ao cliente.

Outro aspecto inovador foram as soluções para otimizar gastos e melhorar a eficiência operacional. Sistemas de gestão que utilizam Inteligência Artificial para prever a demanda, ajustar automaticamente os pedidos de estoque e minimizar o desperdício de alimentos. Estas tecnologias são essenciais para enfrentar os desafios econômicos e operacionais que muitos restaurantes enfrentam, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.

Melhoria da experiência de atendimento

A NRA também destacou várias soluções para melhorar a experiência do cliente com menor fricção. Terminais de autoatendimento, aplicativos de pedidos integrados com sistemas de pagamento, e plataformas de feedback em tempo real são apenas alguns exemplos das ferramentas que prometem tornar o atendimento mais rápido e eficiente. A ideia é criar uma experiência de consumo mais fluida e satisfatória, o que pode resultar em maior fidelização e satisfação do cliente.

 

1 do 2
- +

Faltaram soluções para atrair clientes

Apesar de todas essas inovações voltadas para a operação interna, notamos uma carência significativa de soluções voltadas para atrair consumidores para dentro dos restaurantes ou para impulsionar os serviços de delivery.

A comunicação e o engajamento, áreas que costumam ter presença marcante em feiras como a NRF Big Show, estavam praticamente ausentes na NRA. Este é um ponto crítico, considerando que a retomada de tráfego é um dos maiores desafios enfrentados pelo setor tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.

Desafios de retomada de tráfego

A recuperação do tráfego de clientes é uma preocupação constante para os restaurantes, especialmente após os impactos causados pela pandemia de covid-19. Muitas empresas ainda lutam para recuperar o movimento pré-pandemia, e a falta de soluções focadas em marketing e atração de clientes na NRA foi uma surpresa. Estrategicamente, é crucial equilibrar inovações operacionais com esforços de comunicação e engajamento para garantir um fluxo constante de clientes.

Tendência: hipersaudabilidade

Durante a NRA 2024, diversas tendências alimentares foram apresentadas, mas me chamou muito a  atenção a ressignificação da saudabilidade presente em stands como Impossible Foods, Beyond Meat e Oatly.

Esse movimento também é um destaque no report FoodCompass Mosaiclab, que mapeou o paladar do brasileiro e será lançado neste mês de junho. Durante o Summit, da Gouvêa Foodservice, em Chicago, foram apresentados alguns teasers de informações deste report, destacando ainda mais a importância dessa tendência emergente.

No FoodCompass, chamamos essa tendência de hipersaudabilidade. Este conceito refere-se à saudabilidade tecnológica, com a aplicação de benefícios que visam melhorar o bem-estar dos consumidores.

Além disso, abrange a ampliação do posicionamento de produtos que anteriormente eram direcionados principalmente para veganos, mostrando-se agora fortes para o público flexitariano. Este grupo, que combina uma dieta baseada em vegetais com a ocasional inclusão de produtos de origem animal, apresenta um potencial de crescimento significativo na população, inclusive no Brasil, como mostra o FoodCompass.

Reflexões finais

A visita à NRA 2024 foi uma experiência reveladora sobre o futuro do foodservice. As inovações apresentadas têm o potencial de transformar significativamente as operações internas, tornando-as mais eficientes e econômicas.

No entanto, é importante que o setor também invista em soluções que ajudem a atrair e reter clientes, garantindo assim a sustentabilidade e o crescimento dos negócios. A integração de tecnologia na comunicação e engajamento será essencial para superar os desafios de tráfego e manter os restaurantes competitivos no mercado.

Karen Cavalcanti é sócia-diretora da Mosaiclab, área de inteligência de mercado da Gouvêa Ecosystem.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

A revolução da confiança: por que estranhos continuam a ganhar nosso coração

Próxima Postagem

Com robôs, Mercado Livre reduz em até 20% tempo de operação de pedidos em CD

Karen Cavalcanti

Karen Cavalcanti

Karen Cavalcanti é sócia-diretora da Mosaiclab, área de inteligência da Gouvêa com a chancela “powered by”. É especialista em prospecção, análise e emprego estratégico de dados do mercado de consumo no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Com robôs, Mercado Livre reduz em até 20% tempo de operação de pedidos em Centro de Distribuição

Com robôs, Mercado Livre reduz em até 20% tempo de operação de pedidos em CD

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.