Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A hora e a vez do Orçamento Base Zero: nunca o OBZ foi tão necessário

Natalino Franciscato de Natalino Franciscato
7 de julho de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Orçamento Base Zero 2

Um ano diferente para todo o planeta. Nunca tanta coisa mudou em tão pouco tempo.

Em termos de orçamento, o que foi planejado nas empresas e nos governos foi por água abaixo diante de uma pandemia imprevisível e sem precedentes na história moderna.

O que mais ouvimos nos dias de hoje é que: “no novo normal algumas práticas serão diferentes”, “precisamos nos reinventar”, “o mundo não será o mesmo depois da pandemia” e coisas assim.

Pois bem, diante do choque de realidade quanto à gravidade da conjuntura que vivemos, pensar de forma diferente o próximo orçamento deve ser encarado como um ato de sobrevivência. Muita coragem será necessária nesta atividade.

O que precisa mudar no próximo orçamento das empresas?

O orçamento de 2021 terá características bem diferentes dos anos anteriores e exigirá soluções inovadoras. A pandemia acelerou decisões que não foram tomadas em dez anos.

O momento é de um questionamento radical das despesas, empurrando as empresas para um momento de revisão generalizada de todos os seus gastos. Porém, ao contrário do que possa parecer, isto é bom. Esta mudança na forma de avaliar despesas pode gerar benefícios e salvar quem se mantinha refém da inércia dos gastos ineficientes.

A clássica forma de orçar com a base histórica nas mãos, olhando pelo “retrovisor” e perpetuando a ineficiência dos gastos, precisará dar lugar a outra solução mais criativa. E ela existe.

Romper com o modelo orçamentário baseado nos gastos históricos, recheado daquelas famosas “gordurinhas orçamentárias”, nunca fez tanto sentido. Projetar os números como se as empresas estivessem sendo fundadas hoje virou uma necessidade, dado o desafio de sobrevivência imposto pelo cenário atual.

Não é tarefa de uma pessoa. Engajamento é mandatório.

Diferente dos exercícios onde poucos gestores elaboram o orçamento do departamento, a ordem é dividir a discussão com vários gestores.

A prática do “sempre fizemos assim” precisa ser substituída pelo debate coletivo, bem coordenado com um time de representantes de varia áreas, desafiados a construir um novo racional das despesas para todo plano de contas, como se fosse a primeira vez.

Enquanto o planejamento estratégico vem de cima para baixo, definido pela direção, o OBZ precisa ser gerado de baixo para cima, com a participação de todos os departamentos e em sintonia com as diretrizes estratégicas.

O envolvimento de mais pessoas questionando as despesas é um dos pilares do Orçamento Base Zero porém, isto leva mais tempo, gera mais debates e a construção tende a ser mais lenta do que nos orçamentos com base histórica.

Endereçar desde já o tema orçamentário do próximo ano permite estudar com calma todas particularidades do momento conturbado que vivemos.

O que o Orçamento Base Zero realmente significa?

Esqueça o que passou. Interessa provar que as despesas são inquestionáveis para a sobrevivência da empresa. O OBZ vai usar desta estratégia como base para toda a reconstrução orçamentária.

Podemos repensar os gastos mínimos de cada área. Esta reconstrução ocorre de forma colaborativa, envolvendo equipes multidisciplinares e de diferentes níveis hierárquicos. Como consequência desta dinâmica, cria-se um sentimento de compromisso e responsabilidade sobre a futura execução do orçamento.

Trabalhar o orçamento com a técnica do OBZ vai tirar as empresas da zona de conforto, estimulando a criatividade coletiva e possibilitando o exercício de simulações de novos cenários de gastos até a adoção da melhor solução.

A gestão financeira deve ser uma obsessão nos tempos atuais, assim como a eficiência em custos. A aplicação do OBZ significa um atalho neste caminho.

O que um o OBZ pode fazer pela sua empresa?

  • Uma metodologia que permite romper o ciclo vicioso de ineficiência dos orçamentos com base histórica, mobilizar equipes em torno de ideias criativas e eliminando desperdícios durante a execução orçamentária.
  • A metodologia permite reavaliar despesas de forma inteligente e aumenta a eficiência dos recursos financeiros aplicados.
  • OBZ é o segredo que as empresas precisam descobrir em tempos de pandemia, para virar o jogo dos custos e conseguir driblar a crise.

NOTA: A GS&Consult apoia a evolução das relações de consumo e desenvolveu uma metodologia para aplicar as técnicas do orçamento base zero. Através da discussão coletiva do plano de contas, rompendo com a base histórica de gastos, é possível repensar as despesas de uma forma criativa, reduzindo custos e aumentando o comprometimento das equipes durante a gestão orçamentária. Saiba mais em: www.gseconsult.com.br.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Vendas no varejo da zona do euro têm recuperação recorde

Próxima Postagem

China avança no comércio eletrônico e já supera a Amazon

Natalino Franciscato

Natalino Franciscato

Natalino Franciscato é gerente de Projetos da Gouvêa Consulting. É engenheiro pós-graduado em Administração Industrial e consultor sênior com mais de 30 anos de experiência em cargos de liderança. Atuou como executivo em operadores logísticos de grande porte e gestor na indústria eletroeletrônica. Como consultor, desenvolveu projetos de otimização operacional e administrativa para a indústria e varejo, projeto e construção de Centros de Distribuição, revisão da cadeia de abastecimento, redução de custos aplicando metodologia OBZ, estudos de Tempos e Movimentos para aumento de produtividade, terceirização e internalização de atividades.

Relacionados Posts

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
China avança no comércio eletrônico e já supera a Amazon

China avança no comércio eletrônico e já supera a Amazon

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.