Está pensando em adquirir franquia? Veja 6 dicas para escolher a melhor para você

Businessman holding red dart push on target. Business strategy planning success target goals. Business development concept

Conhecer o seu perfil, suas habilidades e suas características é essencial para definir o melhor estilo de negócio e segmento para você. Confira as dicas do Sebrae:

1 – Autoconhecimento

Iniciar o processo de compra pela autoanálise auxiliará para que o ato de empreender seja uma experiência bem-sucedida.

Adquirir uma franquia não tirará do franqueado as responsabilidades sobre a gestão de sua empresa. Gerir pessoas, manter sua contabilidade em dia, calcular e correr riscos, aceitar decepções, tomar decisões gerenciais, participar do dia a dia da operação, muitas vezes consumindo finais de semana ou longas jornadas de trabalho, são algumas das atribuições que cabem ao franqueado.

É preciso entender que será necessário trabalhar muitas horas por dia. Certamente o franqueado irá suar a camisa bem mais do que no tempo que era empregado e lidar com os mais variados tipos de clientes e funcionários – pessoas com comportamentos e atitudes distintas.

2 – Conheça os produtos da marca

Para aumentar suas chances de sucesso, além de analisar a viabilidade econômico-financeira do negócio, é recomendável ter afinidade com o produto ou serviço que será comercializado. Algumas franquias chegam a permitir que o franqueado experimente um ou mais dias da operação para ter certeza de que ele deseja atuar naquele segmento.

Decida-se pelo negócio com cujos produtos ou serviços você tenha alguma identificação. Não tome a decisão pensando apenas em investimentos.

3 – Avalie suas competências

Reconheça as competências e os pontos que você precisa melhorar antes de adquirir uma unidade franqueada. Compreenda que, no sistema de franquias, a marca pertence ao franqueador e caberá a ele determinar regras sobre seu uso e ao franqueado, o cumprimento dessas exigências.

Como qualquer empresa, a franquia precisa do dono à frente da administração e operação diária para fazer o negócio acontecer, e isso exigirá habilidades específicas. Então, desenvolva o que fará falta antes de iniciar a operação da unidade.

4 – Resista à pressão

Não aceite pressão e nunca compre uma franquia por impulso. Franquia é projeto de vida. Se você pode escolher a qualidade de vida que quer como empresário, por que então delegar isso a outros? A decisão deve ser de quem compra, e não de quem vende.

Leve o tempo que for necessário para decidir. É melhor demorar, mas ter certeza da sua escolha. Um passo importante é conversar com franqueados da rede para saber se estão satisfeitos com a franquia. Busque saber se o franqueador cumpre o que foi prometido e se o negócio é rentável e competitivo em relação à concorrência.

5 – Conheça a operação

As redes de franquias têm características próprias. Durante o processo de análise para a escolha de uma franquia, alguns pontos devem ser observados com atenção, como, por exemplo, como é feita a transferência de know-how, se é possível experimentar e vivenciar antes o modelo.

Outro ponto é checar como são os treinamentos, os manuais e a assistência da rede. Confira como a franqueadora oferece o suporte aos franqueados e presta a assistência contínua aos franqueados a distância.

6 – Capacidade financeira

Antes de adquirir a franquia, é necessário saber qual é o montante a ser investido, os custos fixos e variáveis envolvidos na operação diária do negócio e o faturamento previsto. Tenha o montante necessário para o investimento previsto para a franquia e, ainda, reserva para capital de giro. Deve ser calculado o valor disponível e o tempo de retorno indicado pelo franqueador, considerando como deverá se manter financeiramente até que possa fazer retiradas da empresa.

Essas informações determinarão o ponto de equilíbrio operacional, a previsão de lucro e retorno do investimento. Por mais que você goste dos produtos e serviços, por mais bonita que seja a loja, se não tiver viabilidade financeira, descarte.

Fonte: Sebrae/Portal Sua Franquia

Sair da versão mobile