Pague Menos e Extrafarma lançam programa para desenvolver colaboradoras para liderança

Atualmente, 59% dos colaboradores da companhia são mulheres; ideia é aumentar quantidade de mulheres na alta gestão

Pague Menos e Extrafarma lançam programa para desenvolver colaboradoras para liderança

A Pague Menos e Extrafarma, que estão entre as maiores redes do varejo farmacêutico do Brasil, acabam de lançar o programa “Gigante por Elas”, cujo objetivo é desenvolver mulheres colaboradoras, capacitando-as para assumirem cargos de liderança na organização.

A iniciativa busca aumentar a representatividade feminina em posições de alta gestão, alcançando uma maior igualdade de gênero no quadro diretivo das empresas. Atualmente, a empresa tem 26 mil colaboradores e as mulheres representam 59% do total de funcionários.

A executiva Patriciana Rodrigues, que exerce o cargo de chairwoman do projeto e é também vice-presidente do Conselho da Pague Menos e Extrafarma, atuará como mentora das sete mulheres que participarão da primeira turma do programa de capacitação para liderança.

“Sinto-me honrada em fazer parte deste projeto significativo, o ‘Gigante por Elas’, que busca impulsionar ainda mais a importância da igualdade de gênero e proporcionar experiências que incentivem as mulheres a serem cada vez mais ousadas em sua busca por altas lideranças, tanto dentro de nossa companhia quanto no mundo em geral. Acredito que, ao investir no desenvolvimento e capacitação das mulheres, construiremos um futuro mais inclusivo e diversificado para todos”, diz ela.

Como funciona o programa?

A primeira edição do programa “Gigante por Elas” da Pague Menos e da Extrafarma vai capacitar as mulheres por meio de um processo de mentoria e coaching, com o intuito de formar um pipeline interno de talentos. O processo de coaching começará com uma avaliação, e com base nos resultados, as sessões serão direcionadas para desenvolver as competências mapeadas para a sucessão na liderança.

O programa terá oito sessões, que serão realizadas semanalmente ou quinzenalmente, com duração de três meses, culminando na elaboração dos Planos de Desenvolvimento Individual (PDI). A mentoria, por sua vez, contará com cinco encontros em grupo, mensalmente, abordando temas como Valores e Cultura Organizacional, Liderança Efetiva e Afetiva, Modelos de Gestão e Competências Técnicas.

O objetivo da empresa é realizar edições anuais ou semestrais a partir de 2024 do programa “Gigante por Elas”, assegurando que todas as gestoras tenham a oportunidade de participar em algum momento da capacitação para liderança.

A empresa destaca que possui o certificado Women on Board (WOB), que reconhece a presença de mulheres no Conselho de Administração, com Patriciana Rodrigues ocupando a presidência do colegiado. A Pague Menos e Extrafarma é, ainda, reconhecida como a 35ª melhor empresa para mulheres trabalharem, de acordo com o ranking da Great Place To Work (GPTW) Brasil.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile