A maioria (54%) dos consumidores considera o preço acessível como fato decisivo para a escolha dos presentes para o Dia dos Pais, comemorado no dia 11 de agosto. Em segundo lugar, 17% optam por presentes que a pessoa realmente goste, e 15% preferem a facilidade de encontrar o que estão buscando.
O brasileiro espera gastar, em média, R$ 300, o que representa um aumento de 19,66% em comparação com a estimativa de 2023 para a data. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Shopee.
Além disso, 23% dos entrevistados afirmaram já saber o que vão comprar. Entre as categorias de produtos, moda está em primeiro lugar, com cerca de 50% das respostas, um crescimento de 2% em relação ao ano anterior, e mais de 20% pretendem comprar calçados. Apenas 22% planejam comprar eletrônicos, enquanto os demais vão optar por artigos esportivos e de lazer (10%), saúde e beleza (10%), um crescimento de 5% em relação ao ano anterior, acessórios para veículos (5%) e outras opções (4%).
A pesquisa também revelou que 48% dos entrevistados escolhem primeiro o presente para depois procurar a loja com a melhor oferta. Em seguida, 32% se importam primeiro com a faixa de preço para depois pesquisar opções interessantes na internet, um aumento de 4% em relação ao ano passado. Além disso, 15% colocam o preço à frente na pesquisa dentro de uma loja específica.
Antecedência
Para o Dia dos Pais deste ano, 33% dos respondentes vão comprar os presentes com três semanas ou mais de antecedência, uma queda de 5% em relação a 2023. Além disso, 27% dos consumidores consideram duas semanas antes da data suficiente para comprar o presente, enquanto 29% vão se antecipar em apenas uma semana, registrando um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Cerca de 12% vão escolher o presente faltando três dias, totalizando um aumento de 2% em relação ao ano passado.
Com 38%, o Google lidera o ranking de ferramentas utilizadas pelos consumidores para pesquisar os melhores presentes e descontos, enquanto 37% compram em lojas recomendadas e 32% contam com a indicação de amigos e familiares. Para 28% dos entrevistados, o Instagram é uma boa opção, 11% preferem o Pinterest e 10% confiam no YouTube e Facebook. Além disso, 71% dos entrevistados afirmaram que costumam realizar compras pela internet em datas especiais.
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