Acessibilidade para receber clientes está presente em 71% dos restaurantes

Ticket aponta que 59% dos estabelecimentos possuem espaço para acomodar cadeirantes

Inclusão e acessibilidade são pilares que movem o ESG em diversos setores, e no foodservice não é diferente. Cerca de 71% dos estabelecimentos possuem recursos de acessibilidade para receber clientes. O estudo + Valor, realizado pela Ticket, marca da Edenred Brasil de Benefícios e Engajamento, aponta que, desses restaurantes, 59% contam com espaço para acomodar pessoas em cadeiras de rodas, 51% têm rampas de acesso e 45% possuem banheiros adaptados para pessoas com deficiência. No entanto, apenas 4% oferecem cardápio em braille ou em áudio para pessoas com deficiência visual.

“Sabemos da importância desse mapeamento para que os comerciantes possam avaliar suas estruturas e entender se elas atendem às demandas e necessidades de quem frequenta seus estabelecimentos, tornando seus ambientes cada vez mais inclusivos”, comenta Natália Ghiotto, diretora de produtos da Ticket.

Quanto às restrições alimentares, 14% dos estabelecimentos estudados pela Ticket fizeram mudanças recentes no cardápio, incluindo pratos vegetarianos, veganos, sem glúten e outros; cerca de 20% pretendem fazer tais adaptações, aproximadamente 60% não têm planos para isso, e 7% disseram não saber.

Sobre a percepção dos clientes em relação ao interesse por alimentação saudável, 28% dos restaurantes notaram que os consumidores se mostram preocupados, enquanto 38% acreditam que a clientela está mais ou menos interessada e 32% acham que as pessoas estão pouco ou nada conectadas ao tema.

Modernização dos cardápios

O cardápio digital por meio de QR Code foi amplamente popularizado durante a pandemia de covid-19, mas é alvo de críticas nas redes sociais por parte de pessoas que preferem folhear o cardápio físico tradicional, sem a necessidade de usar o celular. Além disso, leis e projetos de lei foram aprovados em diversos estados do Brasil, como Mato Grosso e Rio de Janeiro, buscando garantir que os estabelecimentos ofereçam a possibilidade de clientes escolherem entre o menu online e o impresso, atendendo a diferentes perfis de clientes, incluindo aqueles com mais dificuldade com tecnologia.

A pesquisa + Valor revelou que 15% dos restaurantes do Brasil disponibilizam o cardápio via QR Code. A região Nordeste é a que tem a maior quantidade de estabelecimentos com essa tecnologia (21%), seguido pelo Sudeste (15%) e pelo Norte (13%). O Centro-Oeste é a região com a menor adesão ao novo modelo de cardápio, com 7%.

Na capital paulista, 20% dos estabelecimentos possuem o cardápio via QR Code, com maior concentração na região de Perdizes, Pinheiros, Alto de Pinheiros e Butantã, onde 85% dos restaurantes aderiram ao modelo.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Shutterstock

Redação

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