A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas relacionadas ao varejo e ao consumo no Brasil. Nesta semana, a Shein confirmou novo vice-presidente Executivo Global; a FutureBrand anunciou novos diretores Corporate de Digital; e Marisa apresentou nova diretora de Marketing.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
Shein
A varejista de fast fashion Shein confirmou Marcelo Claure, fundador e CEO do Claure Group, como seu novo vice-presidente Executivo Global.
Claure é graduado em Economia e Finanças e recebeu doutorados honorários em Ciências Comerciais pela Bentley University e em Direito pela Babson College. Além disso, é membro executivo da Harvard Business School e copresidente do D^3 Institute da Universidade de Harvard, supervisionando 13 laboratórios que exploram como a geração de IA transformará as empresas.
“Estou ansioso para trabalhar com a talentosa equipe da Shein à medida que a empresa cumpre sua missão de oferecer a beleza da moda para todos”, declara.
O executivo também é reconhecido em sua área de atuação, tendo recebido prêmios como o Great Immigrants da Carnegie Corporation e sendo membro do Hall da Fama de Empreendedor do Ano da Ernst & Young.
FutureBrand
A FutureBrand anunciou Ana Virtuozo a nova diretora do setor Corporate, enquanto Rodrigo Alarcon assumirá como novo diretor Digital. Ambos já eram membros da equipe e foram promovidos para fortalecer as relações com clientes e contribuir para o crescimento do ecossistema, que inclui empresas como Timelens, Springpoint e The Holos Company.
Ana Virtuozo possui mais de 10 anos de experiência em estratégia, publicidade e consultoria de marca, trabalhando com grandes marcas do setor financeiro e tecnológico, incluindo Google, Santander Global, Nubank, Kavak, Bradesco e Banco do Brasil. Na FutureBrand desde 2020, ela liderará a gestão de marcas corporativas, equipes e clientes, além de projetos estratégicos.
Rodrigo Alarcon, membro da equipe desde 2018, será responsável pela gestão de experiências digitais, com mais de 18 anos de experiência em projetos digitais e forte expertise em UX. Ele trabalhou com marcas como Alpargatas, Ambev, Banco do Brasil, Google, Nestlé, Santander, VW e Zurich.
Marisa
A varejista de moda Marisa anunciou a chegada de Karla Longo como a nova diretora de Marketing da empresa. Ela será responsável por todos os aspectos da área, incluindo marca, visual merchandising, CRM, experiência do cliente, SAC e criação.
“Acredito no poder do marketing para transformar negócios e impactar vidas. Entro nesta jornada para alavancarmos os resultados e criarmos experiências excepcionais para nossas clientes. De mulher pra mulher”, comenta a executiva.
Karla tem ampla experiência e conta com passagem por empresas como Amil, Grupo Lello, Odontoprev, General Electric e Serasa Experian.
Ela é formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo, possui pós-graduação em Comunicação e Marketing pela Casper Líbero, além de ter MBA em Marketing pela FIA e Negócios Digitais e Inovação pelo Ecossistema Inova Business School.
Pluxee Brasil
Rafael Marques assume como novo diretor executivo de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios na Pluxee Brasil. Ele será responsável pela definição e implantação da estratégia da companhia no território nacional.
Marques possui ampla experiência em desenvolvimento de produtos, operações, estratégia e gestão, com passagens por empresas como Edenred, Unimed e Ecofrotas.
Além disso, é graduado em administração pela UniSinos, possui MBA em gestão empresarial e é mestre em engenharia de produção, também pela UniSinos.
Pernod Ricard
A Pernod Ricard, multinacional francesa de bebidas, anunciou Richard Le Moult como seu novo diretor de Marketing responsável pela América Latina.
Le Moult possui 20 anos de experiência na área e será responsável por liderar as atividades e equipes de marketing de todas as unidades de negócios das Américas Central e do Sul, tendo o Brasil como base.
No Brasil, ele supervisionará uma equipe composta por 50 pessoas, responsáveis pela gestão da marca, portfólio e estratégia, além da aceleração de marketing.
Antes de ingressar na Pernod, ele trabalhou na Philip Morris, Kraft Food, Danone, Moet Hennessy, Unilever e L’Oreal. Além disso, é formado em administração de empresas pela Essec Business School, bacharel em marketing pela San Francisco State University e mestre em marketing pelo Institut des Sciences Politiques de Paris.
Unentel
A distribuidora de soluções tecnológicas focada no público B2B Unentel, apresentou Maurício Araújo como seu novo COO. Araújo será responsável pela estratégia de crescimento da empresa, focando na melhoria da experiência do canal de distribuição.
Com uma trajetória de mais de 25 anos na indústria de distribuição de TI no Brasil, o executivo ocupou diversos cargos de liderança ao longo de sua carreira. Passando por empresas como American Express, Grupo Sima, Lasoft, Ingram Micro, entre outras.
o executivo é bacharel em contabilidade e finanças pela Fecap, possui MBA em business intelligence and analytics pela Fiap.
Gad
A consultoria de marca e experiência Gad confirmou Mari Soccodato como partner e head de Negócios da marca. Ela será responsável por auxiliar no fortalecimento da proposta da consultoria.
Mari possui formação em publicidade e propaganda, com MBA em gestão de projetos. Com mais de 22 anos de experiência em marketing e marcas, trabalhou tanto em empresas quanto em agências. Gerenciou e desenvolveu projetos para grandes marcas, incluindo Coca-Cola, Raízen – Grupo Shell, Danone Internacional, XP, Vibra Energia, entre outras.
Além disso, acumula passagens por empresas como Tátil Design, Unimed-Rio, MTV e Icatu, e esteve envolvida em projetos para eventos esportivos de grande escala, como as Olimpíadas Rio 2016 e a Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil.
Braskem
A Braskem confirmou Fábio Barbosa como o novo diretor de Vinílicos da empresa. Ele será responsável por gerenciar as equipes de vendas, assistência técnica, novos negócios e desenvolvimento de mercado.
Além disso, sua missão incluirá o reforço do potencial das soluções da Braskem que favorecem o saneamento básico. “As resinas plásticas são amplamente utilizadas em sistemas de água, esgotos e em projetos de construção civil e infraestrutura. Isso graças à sua extensa vida útil, segurança na manutenção das propriedades da água tratada durante o transporte e resistência contra vazamentos”, explica.
Barbosa é formado em Administração de Empresas, possui MBA em Finanças pelo Insper e especialização em Gerência Geral pela Harvard Business School.
Propay
A Propay anunciou duas adições à sua diretoria. Igor Gomes assumirá a liderança nos processos de vendas consultivas, consultoria de RH, SaaS e produtos de tecnologia, com foco na terceirização de processos de negócios (BPO), especialmente em soluções de Recursos Humanos. Por outro lado, Thiago Bom foi incorporado à equipe para reforçar a área comercial de benefícios, liderando-a com ênfase na redução de riscos e custos.
Gomes acumula mais de 20 anos de experiência em tecnologia e negócios, com passagens por grandes empresas como Stefanini Brasil, Sonda IT e Itautec. Ele é graduado em ciência da computação e possui pós-graduação em gestão de negócios e serviços, ambos pela Universidade Mackenzie.
Bom tem uma experiência de mais de 17 anos no setor de seguros e benefícios, tendo trabalhado em empresas como BenCorp, Amil, April e UnitedHealth Group. Ele é formado em administração de negócios pela Universidade de Sorocaba e possui MBA em economia e gestão empresarial pela UFSCar.
Imagens: Divulgação