Seguindo seu plano de expansão, a Fini inaugurou sua 250ª unidade de franquia, meta antes prevista para ser alcançada apenas no final do ano. Com isso, a empresa espera alcançar 280 operações ativas.
Localizada no Outlet Premium, em Itupeva, interior de São Paulo, a unidade oferece um ambiente mais completo em comparação aos quiosques tradicionais, mantendo a variedade de produtos e a identidade visual característica da Fini.
A inauguração contou com um evento especial, incluindo degustação dos produtos e a presença dos icônicos personagens da Fini, além dos executivos da marca.
Modelo de franquias Fini
A estratégia de expansão da marca envolve explorar novos mercados e oportunidades, adotando diferentes modelos de negócios, sem se restringir aos shoppings centers.
A marca apresenta um modelo de franquia diferenciado, incluindo os formatos quiosque, pocket e contêiner, que valorizam a operação e a gestão simples. Proporciona uma experiência única de compra a granel, com um portfólio exclusivo e produtos alinhados às principais tendências mundiais do segmento de doces.
O formato pocket tem investimento inicial a partir de R$ 108 mil, enquanto os custos para os quiosques começam em R$ 153 mil e para contêineres, em R$ 214 mil. Segindo a empresa, a lucratividade varia entre 13% e 17%, com um tempo médio de retorno do investimento de 20 a 26 meses.
Crescimento do setor
O setor de franquias registrou um crescimento nominal de 12,9% no segundo trimestre em comparação ao mesmo período de 2022. De acordo com os dados da Pesquisa de Desempenho do 2º trimestre realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento apresentou um salto no faturamento, indo de R$ 48,052 bilhões para R$ 54,253 bilhões. Em uma comparação com anos anteriores, em relação ao segundo trimestre de 2021 o aumento na receita foi de 31,9% e em relação a 2019 foi de 25,8%.
O estudo indica um crescimento notável em diversos setores durante o período analisado, destacando-se:
- Hotelaria e Turismo: Este setor experimentou um crescimento significativo, impulsionado pela retomada das interações sociais presenciais. Além disso, a manutenção de atividades nos setores de delivery e e-commerce contribuiu para esse crescimento.
- Foodservice: Juntamente com o setor de Hotelaria e Turismo, o segmento de Alimentação Food Service também se destacou no trimestre anterior e continuou a prosperar. A adaptação a novos modelos de entrega e compras online contribuiu para seu sucesso contínuo.
- Moda: O setor de moda também teve um desempenho positivo, beneficiado pela retomada das atividades sociais presenciais. No entanto, a presença constante nos canais de delivery e e-commerce desempenhou um papel fundamental em sua estabilidade.
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