Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Black Friday

Conversão na Black Friday de 2023 foi de 2,79%, menor que na semana anterior e seguinte

Estudo da NRF analisa o comportamento dos consumidores de 11 países

Redação de Redação
7 de outubro de 2024
no Black Friday, Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Conversão na Black Friday de 2023 foi de 2,79%, menor que na semana anterior e seguinte

A taxa de conversão das vendas durante a semana da Black Friday em 2023 foi de 2,79%, menor que na semana anterior (2,99%) e na semana seguinte (3,01%), segundo levantamento realizado pela National Retail Federation (NRF), a Federação Nacional do Varejo dos Estados Unidos. O estudo, conduzido entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, analisou dados de 31,9 bilhões de page views coletados em 1.673 sites de diferentes países.

O hábito de consulta e conversão de compras também varia conforme o dispositivo utilizado. Na semana da Black Friday, o uso de celulares na jornada do consumidor chega a 77% do total. Apenas cerca de um em cada quatro clientes ainda prefere navegar pelo desktop. No entanto, na conversão, os percentuais se invertem. A efetivação de compras no celular atinge 2,55%, enquanto entre os usuários de desktop ela aumenta 75%, chegando a 4,47% do total. Outro pico de conversão ocorre duas semanas após a Black Friday: 2,57% no celular e, novamente, 4,47% no desktop.

Em nenhuma semana do período analisado a conversão em dispositivos móveis iguala ou supera os números dos computadores.

“Reflete um comportamento aprendido pelo consumidor, em gatilhos como urgência e escassez perdem força conforme o cliente se adapta e otimiza suas compras”, afirma Thiago Muniz, CEO da operação brasileira da metodologia Receita Previsível, considerada a bíblia de vendas no Vale do Silício. Para ele, os consumidores percebem que nem todas as promoções da Black Friday trazem os melhores preços.

Apesar de a pesquisa não ter incluído o Brasil — os sites analisados eram de 11 países (Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão e Reino Unido) —, há comportamentos enraizados e globalizados. Um deles mostra que o tíquete médio também varia conforme o dispositivo. Na Black Friday de 2023, o tíquete médio foi de US$ 178,70 nos desktops e de US$ 127,50 nos celulares, uma diferença de 40%.

“Por mais que o e-commerce ofereça uma boa experiência mobile, ver os produtos em uma tela grande facilita a experiência de compra”, diz Muniz. Segundo ele, também é muito comum o cliente abrir mais abas de navegação e visualizar, por exemplo, um influenciador ou outro consumidor comum avaliando aquele produto. “Na terra dos influenciadores, o YouTube ainda é o palco principal dos vídeos com reviews de produto.”

O tráfego de compras se concentra em pesquisas pagas (30,6%) e orgânicas (22,8%), seguido de acessos diretos a websites (22,0%), propagandas pagas em mídias sociais (8,4%), propagandas na web em geral (6,5%), e-mails (6,1%), acessos orgânicos em mídias sociais (0,9%) e outros (2,7%). A pesquisa também mostrou que o comprador médio, durante a alta temporada de fim de ano, tem uma jornada de compra mais longa, acessando entre 22 e 25 páginas da web em busca de ofertas antes de finalizar a compra.

Frustração dos consumidores

O estudo também explora a frustração dos consumidores ao comprar ou pesquisar ofertas, mostrando que 40,2% deles indicaram algum nível de frustração. A maioria (19,9%) relatou problemas com códigos de desconto que não funcionam corretamente. Em seguida, estão as páginas que carregam lentamente (14,3%).

Muniz ressalta que, quando os preços dos produtos são semelhantes, a experiência de compra se torna o diferencial competitivo. Problemas técnicos, como páginas lentas e dificuldade de navegação, se tornam obstáculos, mas podem ser resolvidos ao direcionar os clientes para aplicativos. “É importante evitar falta de clareza na comunicação e aprender com as avaliações dos produtos para melhorar a experiência de compra”, conclui.

Com informações de DC News. 
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Varejo paulista deve crescer no Dia das Crianças, com previsão de aumento de 5%

Próxima Postagem

BB: aplicativo chega a 24 milhões de usuários, e crédito via app soma R$ 46 bilhões

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29
Meios de pagamento

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura
Economia

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem
Inovação

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%
Economia

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café
Economia

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA
Economia

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição
Notícias

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Próxima Postagem
BB: Aplicativo chega a 24 mi usuários, e crédito via app soma R$ 46 bi

BB: aplicativo chega a 24 milhões de usuários, e crédito via app soma R$ 46 bilhões

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.