Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Perspectivas para o varejo e o consumo no Brasil sob nova administração

Momentum nº 989

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
7 de novembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
consumo varejo brasil Vendas no varejo devem apresentar recuo no primeiro trimestre economia

É inevitável que essa seja a questão que mais provoca interesse, dúvidas e preocupações. Como fica o varejo e o consumo no ciclo que se iniciará no Brasil sob nova administração?

Mesmo quando pouco ainda se sabe sobre as linhas mais diretas das propostas econômicas que ficarão mais claras à medida que nomes sejam anunciados para as principais posições executivas, é possível alguma análise de cenários e perspectivas que possam antever algo sobre o momento futuro para esses setores.

Pode-se antecipar, ou talvez mais justo, especular, sobre o que podemos ter à frente impactando os setores de varejo, comércio e consumo, os maiores empregadores privados do país.

Apenas para fins pontuais, é importante que separemos os grandes temas estruturais e nacionais daqueles mais específicos que podem envolver o comportamento do mercado e seu impacto nesses segmentos. Sem esquecer que sempre um impacta diretamente o outro.

Em primeiro lugar devemos relembrar o turbulento cenário global, em especial nas economias mais desenvolvidas, pressionadas pela alta inflação, problemas de custos e abastecimento de energia e combustíveis, retração de consumo e conflitos políticos internos e externos que atingem, de forma desigual em intensidade a Europa, Estados Unidos, Canadá e a própria China. Cada realidade com sua própria configuração.

Brasil e Índia parecem destoar do cenário mais dramático.

Como uma das maiores economias globais o Brasil vive uma situação particular com fontes de energia limpa e renovável crescendo em participação na sua matriz energética. Um vigoroso setor agropecuário transformou o país numa fonte de abastecimento alimentar globa e líder mundial em diversas cadeias. Ao mesmo tempo que os 213 milhões de habitantes com idade média de 33 anos asseguram um potencial significativo para o consumo local, em todas as categorias de produtos e serviços pessoais.

E as manifestações pontuais de inconformismo com o resultado das eleições, equivocadas sob muitos os pontos de vista, poderão estar em pouco tempo restritas.

Outra premissa importante deve ser considerada a oposição bem estruturada no Congresso que o novo governo terá. Mas também, possivelmente, e como sempre, contornável como tem acontecido nas últimas décadas.

O momento em que se dará a transição encontrará o país com questões sérias econômicas por serem equacionadas mas também com queda expressiva da inflação, elevação do nível de emprego, aumento da renda real da população e crescimento da massa salarial que são molas propulsoras do consumo e das vendas no varejo, em especial quando conjugadas com aumento da oferta de crédito e da confiança dos consumidores.

Mas é importante considerar que a diferença de apenas 1,8% dos votos válidos no resultado das eleições significa que parcela majoritária da população que inclui os votantes no candidato não escolhido e mais os que se abstiveram ou votaram branco ou nulo, perto de 20% do total, podem ter razões para temer o futuro próximo, pois não foi sua escolha, o que pode reduzir o nível de confiança desses consumidores.

De outro lado, baseado no passado, é de se prever políticas direcionadas para o aumento do acesso pelo crédito para produtos e serviços em especial para as populações de menor renda e com especial ênfase para as regiões Norte e Nordeste do país, por explicáveis razões políticas, o que deve promover mais uma vez uma reconfiguração da geografia do potencial de consumo nos próximos anos.

Outra frente de natural preocupação envolve a mais do que necessária Reforma Tributária que, numa visão de governo que sobrevaloriza o papel do Estado, pode impactar sua configuração com a intenção de aumento de receita quando o fundamental seria simplificação e melhor equilíbrio, se possível, com redução da carga para os segmentos de menor poder aquisitivo. Fica para o departamento de “wishiful thinking”.

Razão de preocupação também é tudo aquilo que pode envolver o reempoderamento dos sindicatos, com compromissos que podem ter sido assumidos pré-eleições e com retorno de contribuições obrigatórias para empregados e empregadores, drenando recursos do consumo e gerando receita para que esses sindicatos voltem à ativa como faziam no passado em benefício de seus dirigentes, muito mais do que para seus associados.

Como mencionado, ainda no plano especulativo, o tema dos impactos e mudanças que serão precipitadas vai tomar a cena nos próximos meses à medida que sejam, finalmente, abertos os projetos que nortearão a economia e avaliados suas consequências no varejo, mas tudo indica, é possível antecipar um potencial crescimento do consumo puxando as vendas do varejo em especial nos segmentos mais voltados às classes mais baixas, pelo efeito da confiança que possa ter sido estimulado pelo resultado.

Outra componente que não pode ser ignorada é a imagem externa do Brasil e o que possa ser gerado de benefício interno de curto, médio e longo prazo.

É inegável que por conta de reconhecida dificuldade na comunicação, a imagem externa do país deteriorou-se fortemente com impacto nos Investimentos Diretos Externos que poderiam ser ainda maiores do que tem sido. No momento o Brasil está com o quarto maior volume entre todos os países nessa conta e poderia ser muito maior não fosse a percepção negativa que foi criada e que não se conseguiu alterar.

Por reconhecidas razões essa percepção, ao menos no curto prazo, poderá ser alterada em benefício do aumento desse volume e com também alguns reflexos positivos.

Mas é importante e necessário considerar que os elementos estruturais que envolvem a economia e seus impactos no consumo e no varejo, tenderão a ser sobrevalorizados no curto e médio prazo e o reflexo deverá ser positivo para expansão investimentos em tecnologia, logística, canais, formatos, emprego e negócios de forma geral com potencial aumento da participação dos setores de comércio e serviços no PIB do Brasil.

Muito mais poderá e será detalhado à medida que as informações sejam disponibilizadas e caberá a todos a análise de seus impactos na realidade de cada negócio. Por enquanto, bola prá frente, até porque é tempo de Copa.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Grupo Alibaba aposta no metaverso como estratégia para o Single’s Day

Próxima Postagem

Alô Bebê repagina maior loja de São Paulo e cria espaço inédito para venda de móveis

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Alô Bebê

Alô Bebê repagina maior loja de São Paulo e cria espaço inédito para venda de móveis

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.