Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Intenção de consumo das famílias sobe em novembro

Redação de Redação
7 de dezembro de 2018
no Notícias, Projeções econômicas
Tempo de leitura: 3 minutos

Após estabilidade em outubro, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) subiu 2,1% na comparação mensal, passando de 87,5 pontos em outubro para 89,3 pontos em novembro. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um avanço de 8,2%, quando o índice marcava 82,6 pontos.

O ICF é apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa insatisfação, e acima de 100, satisfação em relação às condições de consumo.

Dos sete itens analisados, cinco obtiveram aumento e dois se mantiveram estáveis. O item Perspectiva de consumo foi o que registrou a maior elevação (4,4%), passando de 88,8 pontos em outubro para 92,7 pontos em novembro. Mesmo com o bom resultado, o índice ainda está abaixo dos 100 pontos, ou seja, no grau de insatisfação, uma vez que 38% ainda dizem que sua família e a população em geral tendem a consumir menos nos próximos meses. Há um ano, esse porcentual era de 42%.

De acordo com a Federação, os paulistanos estão menos otimistas quanto ao presente. O item Nível de consumo atual avançou 2,4% em relação a outubro e atingiu os 60,4 pontos em novembro, ante os 59 pontos de outubro, mantendo um patamar de alta insatisfação. Contudo, na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 13,7%.

O item Acesso a crédito passou por uma leve recuperação, após sete quedas consecutivas. Em novembro, o índice obteve alta de 4,2%, passando de 84,7 pontos em outubro para 88,2 pontos em novembro. Em relação ao mesmo mês de 2017, a alta foi de 10,3%, mas ainda não conseguiu voltar ao patamar anterior a esse ciclo negativo: 94 pontos, em março de 2018.

O item Momento para duráveis passou de 56,6 pontos em outubro para 58,4 pontos em novembro, alta de 3,2%. De acordo com a FecomercioSP, além de ser o item com pior avaliação do ICF no mês, foi também o que menos evoluiu em relação a novembro do ano passado (2,4%). Ou seja, ainda há uma maioria considerável (68,1%) que avalia como um mau momento para compras desses gênero de produtos.

Os itens que conseguiram uma variação maior estão ligados ao futuro, e essa visão mais positiva em relação ao mercado de trabalho está dando sustentação a esse crescimento. O item Perspectiva profissional subiu 1,8%, passando de 115,5 pontos em outubro para 117,6 pontos em novembro, o patamar mais elevado desde março de 2015. Dos entrevistados, 55% acreditam que o responsável pelo domicílio terá alguma melhora profissional nos próximos seis meses – 5,5 pontos porcentuais a mais do que há um ano.

Os paulistanos também estão satisfeitos com as posições profissionais no momento. O item Emprego atual ficou tecnicamente estável em novembro e se manteve com 110 pontos. Ou seja, a maioria diz que está mais segura no seu emprego em relação ao ano passado. Outro item que ficou tecnicamente estável foi o Renda atual, permanecendo nos 97,8 pontos em novembro.

Faixa de renda

Na análise por faixa de renda, quem mais cresceu foi o grupo com renda superior a dez salários mínimos (SM), alta de 2,9%, ao passar de 92,5 pontos em outubro para 95,2 pontos em novembro, com forte influencia dos itens atrelados às perspectivas. Já no grupo com renda abaixo dos dez SM, a alta foi de 1,7% e se posicionou nos 87,3 pontos em novembro, ante 85,8 pontos em outubro. Contudo, quem mais evoluiu na comparação anual foi o grupo com renda mais baixa, 8,7% contra 6,7%.

A FecomercioSP avalia que houve uma melhora no ânimo do consumidor após as eleições. A tendência de curto prazo é positiva, mas essa euforia inicial deve que ser contida, porque os problemas estruturais ainda não foram solucionados. O principal deles é a Reforma da Previdência, que, caso demore, levará a um colapso nas contas públicas, afastando investimentos e, por consequência, não gerando os empregos esperados.

Ainda de acordo com a Federação, o aumento do ICF nos últimos meses ainda foi muito pequeno e não recuperou o que se perdeu no período da greve dos caminhoneiros. Entretanto, o patamar atual superior ao ano passado foi o suficiente para gerar um aumento de vendas no varejo na capital paulista em relação ao ano passado. Portanto, só com a melhora significativa do mercado de trabalho o indicador pode atingir um patamar mais elevado e o varejo conseguirá ultrapassar o ritmo de vendas do período pré-crise, em 2013, e evoluir para novos recordes.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

VTEX disponibiliza sistemas de pagamento do PicPay

Próxima Postagem

Alibaba faz acordo com a Bélgica para implementação de centro de comércio eletrônico

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp
Inovação

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês
Tecnologia

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan
Tecnologia

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Alibaba faz acordo com a Bélgica para implementação de centro de comércio eletrônico

Alibaba faz acordo com a Bélgica para implementação de centro de comércio eletrônico

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.