A Nvidia anunciou nesta segunda-feira, 8, equipamentos para desempenho da Inteligência Artificial (IA) generativa superalimentada que estarão presentes em laptops de todos os principais fabricantes, além de novos softwares e ferramentas de IA aceleradas para desenvolvedores e consumidores, segundo comunicado da empresa.
A empresa anunciou três novas placas gráficas nesta segunda-feira – a RTX 4060 Super, a RTX 4070 Ti Super e a RTX 4080 Super – com preços entre US$ 599 e US$ 999. Essas placas possuem “núcleos tensores” adicionais projetados para executar aplicativos generativos de IA.
“A IA generativa é a transição de plataforma mais significativa na história da computação e transformará todos os setores, inclusive os de jogos”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia. “Com mais de 100 milhões de PCs e estações de trabalho RTX AI, a Nvidia é uma enorme base instalada para desenvolvedores e jogadores aproveitarem a magia da IA generativa”, disse ainda.
As placas da Nvidia são capazes de executar uma ampla gama de aplicativos com o mais alto desempenho e liberam todo o potencial da IA generativa em PCs, segundo a empresa. Os Tensor Cores nestes equipamentos aceleram drasticamente o desempenho da IA nos aplicativos mais exigentes para trabalho e lazer, aponta a Nvidia.
Chip para IA
A Advanced Micro Devices (AMD) está começando a lançar seus mais novos chips para IA, conforme informou a empresa no início de dezembro do ano passado, apresentando à Nvidia talvez seu desafio mais difícil na corrida para fornecer semicondutores que sustentam o boom da IA.
A expectativa é de que os chips sejam disponibilizados à medida que os fabricantes de servidores os incorporam em seus sistemas e que as empresas de computação em nuvem, incluindo a Microsoft e a Oracle, começam a oferecer acesso a eles. A Microsoft disse que os chips estarão disponíveis para avaliação dos clientes.
Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock