A Uber anunciou o lançamento do Uber Shuttle no Brasil, com operação inicial no trajeto entre Guarulhos e São Paulo. Esta é a primeira vez que a modalidade de ônibus fretados está disponível na plataforma, oferecendo uma nova opção de transporte intermunicipal para os usuários.
O serviço permite que os passageiros reservem assentos em ônibus fretados pelo aplicativo, com pacotes mensais para, no mínimo, dois deslocamentos em 30 dias. As reservas podem ser feitas até sete dias antes da viagem ou com 25 minutos de antecedência. O pagamento é realizado pelo aplicativo, e o trajeto pode ser acompanhado em tempo real pelos usuários. O embarque é validado com QR-code e PIN.
Cada ônibus tem capacidade para 49 passageiros e a operação é realizada por parceiros licenciados, como a Viação Mimo, que atua no setor há mais de 40 anos. Serão oferecidos cinco trajetos fixos entre Guarulhos e São Paulo, com viagens de manhã para a capital e à tarde no sentido inverso.
O Uber Shuttle já está presente em outros países, como Egito, Índia, México e Estados Unidos, e globalmente a modalidade completou cerca de 30 milhões de viagens. O serviço inclui ferramentas de segurança como o compartilhamento de viagem em tempo real, botão de ligação para a polícia, e a checagem periódica dos antecedentes criminais dos motoristas.
Parceria com BYD
A gigante de compartilhamento de viagens Uber e a montadora chinesa BYD planejam uma parceria para introduzir 100 mil veículos elétricos na plataforma Uber na Europa e na América Latina, com eventual expansão para o Oriente Médio, Austrália e Nova Zelândia, anunciaram as empresas.
Imagem: Shutterstock