Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

IBOPE divulga ranking de e-commerces com maior índice de recomendação no Brasil

  • de Redação
  • 8 anos atrás

Netshoes, Zattini e Saraiva são as três lojas e-commerce mais recomendadas por consumidores. É o que mostra pesquisa Customer Experience Report (CX Report), realizada pelo IBOPE CONECTA e o IBOPE DTM, ambos do IBOPE Inteligência, para comparar as 34 principais lojas virtuais do Brasil e descobrir a satisfação e a experiência dos consumidores no ambiente online.

Pelo estudo, o comércio eletrônico com índice mais alto é a Netshoes, com 71% de clientes que recomendam a marca, resultado 36% maior do que a média (52%) dos negócios e-commerce pesquisados. Em segundo lugar está a loja de moda Zattini, também do Grupo Netshoes, com 69%, seguido pela Saraiva (64%).

Para chegar a esses índices, o IBOPE calculou o índice de satisfação e recomendação das marcas dos consumidores. Além de Netshoes, Zattini e Saraiva, foram avaliadas lojas como Amazon, Walmart, Submarino, entre outros.

Para Alexandre Yamada, gerente Máster – Inteligência, da Netshoes, os números são resultado de um trabalho de amadurecimento do e-commerce. “Proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor é importante para a confiabilidade e apreço do cliente em relação à marca, e o comércio eletrônico já está abraçando essa lógica”, afirmou. “Existe todo um processo de pós-venda. Acompanhar para que a entrega seja feita no prazo e facilidade para a troca, por exemplo, são serviços que fazem parte do processo e que devem ser realizados com excelência no meio eletrônico”, completou.

A pesquisa também possibilita medir os aportes de consumidores entre os e-commerce pesquisados. Os números mostram que a probabilidade de um cliente comprar na Netshoes após ter visitado um de seus principais concorrentes é de 70%.

Outro resultado apresentado pelo estudo é a proporção dos que efetuaram alguma compra nos sites pesquisados nos últimos 12 meses. Nesse quesito, o top três é composto por Americanas.com, que possui 47%; Mercado Livre, com 39%;e Netshoes, com 32%.

Para Laure Castelnau, diretora executiva do IBOPE CONECTA, o CX Report é um instrumento poderoso para análise competitiva, apontando quais as marcas estão acima ou abaixo do índice médio da categoria. O estudo não é feito apenas para e-commerce, mas também outras categorias, tais como bancos, automóveis, operadoras de telefonia, artigos esportivos, produtos de beleza, entre outros.

“Nosso objetivo é criar parâmetros de mercado para esses indicadores de satisfação e recomendação, permitindo que as próprias marcas possam se desafiar e estabelecer metas formais de satisfação dos consumidores”, concluiu Bernardo Canedo, diretor executivo do IBOPE DTM.

As informações foram coletadas em setembro de 2016, por meio de 2 mil entrevistas online com homens e mulheres de todo o país, a partir dos 16 anos, das classes socioeconômicas A,B e C.

  • Categories: E-commerce

Conteúdo Relacionado

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

de Redação 8 de maio de 2025

Com taxação pesada nos EUA, Shein deve "tropicalizar" ainda mais a operação brasileira, diz BTG

de Redação 6 de maio de 2025

Vendas no comércio eletrônico devem alcançar R$ 9,71 bilhões no Dia das Mães

de Redação 5 de maio de 2025

TikTok Shop chega ao Brasil com expectativa de movimentar R$ 3 bilhões no comércio eletrônico

de Gabrielly Mendes 5 de maio de 2025

Venda online de comida para cães e gatos bate recorde de R$ 670 milhões em 2024, diz Kantar

de Redação 30 de abril de 2025

E-commerce brasileiro movimenta uma entrega a cada 7 segundos

de Redação 29 de abril de 2025

Shein e Aiqfome aderem ao Dia do Frete Grátis, mas data ainda busca espaço no País

de Felipe Mario 28 de abril de 2025

Correios e Mercado Livre ampliam parceria estratégica para entrega de encomendas

de Redação 24 de abril de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile