A Disney vai diminuir significativamente o número de suas lojas. Pelo menos 60 estabelecimentos localizados nos Estados Unidos e no Canadá serão fechados neste ano. O número representa cerca de 30% das lojas da companhia na América do Norte, segundo reportagem do jornal The New York Times.
O objetivo é focar na loja online da empresa, a ShopDisney, que se tornará mais integrada com os aplicativos dos parques temáticos e com as plataformas de mídia social da marca, de acordo com Stephanie Young, presidente da Disney Consumer Products, Games and Publishing.
A empresa descreveu os fechamentos dos estabelecimentos físicos como o “início” de seu esforço de redução de custos. Um número significativo de lojas em outros países também deve fechar. De acordo com o relatório anual de 2020, a empresa possui cerca de 60 pontos de venda na Europa.
A rede Disney Store foi fundada em 1987 e já chegou a ter mil lojas em todo o mundo. O modelo foi redesenhado em 2017, quando a empresa começou a oferecer, além de brinquedos, mais produtos voltados a jovens adultos.
Os resultados foram mistos. Em 2019, enquanto os shopping centers enfrentavam dificuldades, a Disney expandiu sua presença de merchandising nas lojas Target, um movimento que os analistas viram como o começo do fim para o negócio independente da Disney Store.
O Brasil não possui uma Disney Store. Os produtos licenciados da marca são vendidos por meio de parcerias com grandes varejistas, como a rede Pernambucanas, que no fim de 2020 inaugurou o primeiro espaço exclusivo da marca dentro da unidade do Shopping Center Leste Aricanduva, na capital paulista.
Varejistas como Riachuelo, C&A, Havaianas e Amazon também costumam lançar produtos inspirados nos desenhos e séries do serviço de assinatura de streaming Disney+.
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